Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque

Professor, historiador e escritor Jaime Sodré morre aos 73 anos

Morreu hoje (6) aos 73 anos, em Salvador, o historiador e escritor Jaime Sodré. Ele teve um infarto fulminante quando estava em casa. Graduado em Licenciatura e Desenho pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mestre em Teoria e História da Arte, doutor em História Social e PhD em História da Cultura Negra, Sodrédesenvolveu um trabalho sobre a influência da religião afro-brasileira na obra do artista plástico e também escritor Mestre Didi.

Ele acumula também vários prêmios nos campos das Artes Plásticas e da Música. Fez ainda parte do Conselho Consultivo do Olodum entre 1998 e 2000. Entre 1995 e 2011,publicou diversos artigos sobre a Cultura Negra, como a antologia “Literatura e afrodescendência no Brasil”, além do livro “Da diabolização à divinização: a criação do senso comum”, publicado pela editora Edufba.

Ao longo de sua carreira acadêmica, Sodré ganhou diversos prêmios, como o troféu Caboclo da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (2005) e o 2º lugar no Prêmio Funarte (2003), além de homenagens como a medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara Municipal de Salvador.

Foto: Camila Souza/GOVBA

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X