Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Profissionais da saúde bucal farão estudo com mais de 1.560 soteropolitanos para traçar perfil epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (21), o trabalho do SB Brasil 2020 em Salvador, com treinamento de dezessete equipes de campo, compostas por Cirurgiões Dentistas (CD), Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por meio da DAS/Coordenação de Saúde Bucal. A ação percorrerá 52 setores censitários e realizará aproximadamente 1560 avaliações.

O SB Brasil é um estudo que avalia as condições de saúde bucal da população brasileira, e busca identificar doenças predominantes, como a cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, traumatismo dentário, entre outros aspectos.

O objetivo do projeto é disponibilizar informações à gestão do SUS para o planejamento de políticas de programação, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais. Os quatro levantamentos nacionais, realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010, auxiliaram na construção de uma base consistente para o perfil epidemiológico de saúde bucal do Brasil. No ano de 2022, o 5º levantamento pretende coletar dados de aproximadamente 50 mil pessoas em todas as regiões do país.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tags:

Leia também