Um debate entre representantes comunitários, acadêmicos e a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) marcou o lançamento do Pronasci Juventude em Salvador nesta segunda-feira (19), voltado para a redução da violência entre jovens negros.
O Pronasci Juventude, coordenado pela Senad, busca reduzir a violência letal e o uso de drogas entre adolescentes e jovens negros de 15 a 24 anos. A iniciativa visa a proteção social desses jovens em situação de vulnerabilidade, com ações focadas na elevação da escolaridade, formação técnico-profissional e inclusão no mercado de trabalho formal.
Após o lançamento no Rio de Janeiro, Salvador é a segunda capital a receber o programa, que beneficiará 500 jovens de bairros vulneráveis, como Arenoso e Nordeste de Amaralina. Cada participante receberá uma bolsa de R$500 mensais por 12 meses, como parte das ações de incentivo ao desenvolvimento humano sustentável.
O Pronasci Juventude integra o Pronasci II, programa nacional de segurança pública lançado em março de 2023, que promove a cooperação entre União e entes federados, utilizando recursos de fundos nacionais voltados à segurança, sistema penitenciário e políticas antidrogas.