“Propagação da covid não deve ser única preocupação na retomada das aulas”, explica psicóloga

Com a retomada das aulas práticas presenciais nas universidades da capital baiana, cuidados higiênicos e protocolos foram estabelecidos pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus. Apesar disso, há outros aspectos a se preocupar além do vírus, é o que explica a psicóloga Niliane Brito, entrevistada nesta segunda-feira (23), no Balanço Geral.
“Muitas pessoas acham que só os alunos ou os professores tem que estar preparados. Mas além deles, os pais e os funcionários também têm que estar emocionalmente preparados para a volta das aulas”, declarou a psicóloga.
Durante a entrevista, o apresentador Raimundo Varela, declarou existem cerca de 5 milhões de pessoas integradas na comunidade escolar. Por isso, a psicóloga ressalta que cada uma dessas pessoas tem uma forma de reagir, não só à covid, mas a tudo que tem acontecido no mundo.
“É importante que essas novas experiências possam levar a uma resiliência, que é a forma de levar emoções da vida: frustações e angustias”, explica.
Além do novo coronavírus, a estudante de Jornalismo, Samara Figueiredo ressalta as preocupações com relação ao deslocamento até a unidade de ensino.
“Não está tendo tanta movimentação, com isso a questão de transporte gera preocupação. Não vai ter aquele volume de pessoas que temos quando a universidade está cheia. Então a gente não se sente tão seguro”, declarou a universitária.
De acordo com Niliane Brito, é importante realizar um trabalho psicológico durante esse período.
“A gente vai tá voltando, mas está voltando de uma forma diferente. É preciso ter essa noção e se preparar para essa nova realidade”, respondeu ao apresentador Noel Tavares.
Foto: Reprodução