Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Prorrogada campanha de captação de voluntários para estudo de vacina contra Covid

Foi prorrogada até a próxima sexta-feira (5) a campanha para captação de voluntários para a Fase 1 dos estudos clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo SENAI CIMATEC. A ação é realizada nas estações de metrô de Salvador, Mussurunga, Pirajá e Rodoviária. Os interessados em obter mais informações e se cadastrar no estudo podem ir aos estandes do SENAI CIMATEC que funcionam nas estações entre 10h e 17h.

Durante a campanha, os profissionais do SENAI CIMATEC vão informar os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas sobre o estudo clínico da vacina RNA MCTI CIMATEC HDT e realizar o cadastramento dos interessados. Além disso, também serão oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial e de temperatura.

Os testes da Fase 1 buscam avaliar a resposta imunológica e a dose ideal da vacina contra a Covid-19, que recebeu autorização para iniciar os testes em agosto de 2021, por parte da Anvisa e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). O imunizante é baseado na tecnologia de RNA composta por duas plataformas tecnológicas: o replicon de RNA (substância ativa) e uma formulação lipídica (LION). Graças à presença dessas duas plataformas tecnológicas inéditas e inovadoras, repRNA e LION, espera-se que a vacina RNA MCTI CIMATEC HDT seja capaz de gerar uma imunização robusta e duradoura com uma dose menor de imunizante.

O trabalho é resultado de pesquisas feitas no Instituto Senai de Sistemas Avançados em Saúde do SENAI CIMATEC (ISI-SAS), com liderança técnica da farmacêutica bioquímica Bruna Machado, e tem como investigador-chefe do estudo clínico o médico infectologista Roberto Badaró. O SENAI CIMATEC desenvolveu a vacina em parceria com a biofarmacêutica HDT Bio Corp, dos EUA, e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Foto: Divulgação/ Senai Cimatec

Tags:

Leia também