Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Quase metade dos menores de idade mortos por Covid-19 tinham até dois anos

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que quase metade das crianças e adolescentes brasileiros que morreram por Covid-19 no ano passado tinham até dois anos de idade. Cerca de 37% das mortes entre menores de 18 anos aconteceram com bebês de até um ano e pelo menos 110 óbitos registrados foram de recém-nascidos com menos de 28 semanas. Os dados foram divulgados pela CNN.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram 1.207 óbitos provocados pela doença entre menores de idade em 2020, tendo como base os dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade Infantil do Ministério da Saúde.

De acordo com o pesquisador Cristiano Boccolini, do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz), fatores como a baixa imunidade e a falta de aleitamento materno podem ter acarretado na vulnerabilidade dos bebês para o vírus.

“As crianças nessa faixa etária não têm o sistema imunológico totalmente desenvolvido, o que elas têm é ‘herdado’ da mãe e desenvolvido com o aleitamento. Outro ponto é que metade das crianças com mais de seis meses já não estão se alimentando apenas com o leite materno,  que é fundamental para a formação do sistema imunológico”, explicou.

A Fiocruz destacou que a aceleração e priorização da vacinação das gestantes e lactantes em todo Brasil é de extrema importância para que os bebês e crianças também sejam protegidos.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143