Jéssica Smetak e João Kalil receberam no Balanço Geral desta manhã de quinta-feira (28), a dermatologista Dra. Victória Fernandez que trouxe dicas para evitar a queda de cabelo precoce
A calvície, ou alopecia, é a perda parcial ou total de cabelo em determinadas áreas do corpo, sendo mais comum no couro cabeludo. Ela pode ocorrer por várias razões, incluindo fatores genéticos, hormonais, doenças, estresse ou hábitos de cuidado inadequados.
“O sol, os raios UV tem um poder de penetração muito grande no couro cabeludo, então, ele acaba gerando a morte daquelas células do couro cabeludo e aquele fio vai cair. Então, quanto mais você se expõe ao sol, sem nenhum tipo de proteção, aquele dano vai sendo gerado e aquele fio vai sendo lesado.” explica Dra. Victória.
A dermatologista traz uma dica que provavelmente pouquíssimas pessoas sabem, que existe protetor solar capilar, que segundo a especialista, custa R$130,00 mas que rende e com validade estendida.
Kalil trouxe o questionamento sobre a lavagem diária do cabelo, alguns mitos diziam que não se deve lavar o cabelo todos os dias, com o argumento de que retiraria a proteção natural do corpo, mas não é bem assim e a Dra. Victória Fernandez alertou os Ouvintes Sociedade.
“Especialmente pacientes que praticam atividade física, que se expõem ao sol, que tem qualquer nível de suor ao longo do dia, tem que lavar o cabelo todos os dias sim. Porque, imagina, o couro cabeludo é uma região que fica muito abafada o tempo inteiro, porque a gente tem muito cabelo, homem usa muito chapéu, muito boné, então, aquele ambiente ali está extremamente propício para desenvolver fungos e bactérias, então, é importante lavar todos os dias.” disse Fernandez.
Os tratamentos para calvície variam conforme o tipo e a causa da perda de cabelo. Eles podem incluir medicamentos, terapias avançadas, procedimentos cirúrgicos e cuidados gerais
“O tratamento padrão ouro que a gente chama, são com 2 medicações, um super conhecido o minoxidil e o finasterida. O minoxidil faz vasodilatação, então, melhora a nutrição do fio e a finasterida eles vão agir no problema, que é uma enzima que converte a testosterona em DHT, que é um outro hormônio, esse DHT vai agir diretamente no fio.” detalha a especialista.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: