Digite sua busca

 

 

Brasil Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas Rádio Sociedade SAÚDE

Quedas são a 3° causa de morte entre idosos no Brasil; médica dá dicas para evitar acidentes

Como se já não bastassem os perigos das ruas, como a violência pública e o temor de contaminação com a Covid-19, as residências vêm se mostrando lugares perigosos para os idosos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quedas são a terceira principal causa de lesões graves e mortes dentro do grupo acima de 65 anos.

Em entrevista à Rádio Sociedade, na manhã desta sexta-feira (3), a médica da família, Ana Rosa Humia, alerta que o maior número de acidentes acontecem à noite. 

“É necessário fazer um acompanhamento médico regular para controlar as doenças do paciente. Também manter um cuidado maior no ambiente familiar, pois o maior número de quedas é à noite, porque é quando o idoso levanta para ir até o banheiro”, afirma.

 Conforme a especialista, que é coordenadora médica da unidade de Salvador da clínica S.O.S VIDA, é necessário manter um cuidado na distribuição dos móveis da casa, a fim de inibir o número de situações que possam trazer perigos aos moradores de mais idade.

“Temos que verificar os móveis mais pontiagudos, fios, animais domésticos, tapetes. É bom evitar. É muito comum quedas derrapando em tapetes. Evitar desníveis entre ambientes, que possibilitem um tropeço”, pontua.

Para a médica, é importante também se atentar ao uso de certos calçados, preterindo sandálias ao uso de sapatos fechados, que tragam um maior conforto e segurança ao idoso.  

Como prestar socorro da maneira correta?

Ressaltando a necessidade de calma, a doutora prega paciência na prestação de socorro a idosos em acidentes domésticos. 

“No socorro, a gente não deve mexer na pessoa. É chamar o socorro, seja o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou uma empresa privada, pois esses grupos são especializados neste tipo de atendimento, porque, no momento de fato, podemos causar alterações no estado de saúde deste paciente”, finaliza. 

Foto: iStock

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143