Silvana Oliveira recebeu no Conexão Sociedade desta terça-feira (10) o especialista em empreendedorismo e atendimento ao cliente do SEBRAE, Fabrício Barreto, que contou o funcionamento e curiosidades das franquias
Franquia é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueador) cede a outra (franqueado) o direito de uso da sua marca, sistema operacional e suporte em troca de royalties ou taxas. O modelo oferece uma estrutura de operação testada e o suporte necessário para iniciar o negócio.
As franquias podem variar entre produtos, serviços, microfranquias e home-based. Aquelas que são de produtos disponibilizam bens específicos como roupas, cosméticos e calçados. Já as voltadas para serviços, são as que prestam serviços ao público podendo ser academias, escolas de idiomas e serviços de beleza.
Juntamente a esses tipos, temos as microfranquias que requerem um investimento menor, acessível para quem está começando, os pequenos empreendedores. E para quem só tem o espaço em casa, pode começar com Home-Based, que são operadas de casa e com custos mais baixos.
“Franquia é um modelo de negócio em que o empreendedor desenvolve uma ideia, ele coloca em prática, constitui a empresa, a partir desse momento que ele adquire o nohall (conhecimento de negócio) e ele percebe a valorização da marca dele, ele tem a possibilidade de escalar, escalar como?! Transformando sua empresa em uma franqueadora e ele cria esse projeto e vai oferecer para outras empresas quererem comprar.” explicou Fabrício Barreto.
O setor de franquias é um dos mais importantes na economia brasileira. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, o setor cresceu 14,3%, alcançando um faturamento superior a R$211 bilhões.
Alterar um negócio franqueado pode envolver diferentes aspectos, como mudança de localização, adaptação de produtos ou serviços, alterações na identidade visual ou até mesmo a transferência de titularidade.
Essas mudanças precisam respeitar o contrato firmado entre o franqueador e o franqueado e observar as regras da Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019).
“O franqueador/empresário a partir do momento que ele resolve replicar, ele já tem a certeza que esse negócio está dando certo, então, é criado os processos dentro desse negócio. E para que ele possa franquiar, a própria lei exige que ele crie os manuais, nesses manuais, ele vai definir quais são os critérios de cor, de atendimento, fornecedores, a própria mídia é estabelecida por um fundo de marketing para que esse padrão continue dando certo.” relata o especialista.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: