Digite sua busca

 

 

Bahia Destaque Especial Notícias Notícias em destaque Rádio Sociedade

Rádio Sociedade completa 97 anos com estilo moderno e inovador

A Rádio Sociedade completa hoje (24), 97 anos de história, e apesar de ser quase centenária, a “mãe de todas as rádios da Bahia”, continua moderna. Em janeiro de 2016, a emissora já consagrada no AM 740, passou a contar, também, com a transmissão em FM, operando no dial 102,5 sem abrir mão da tradicional AM.

Essa mudança visou atrair um perfil mais jovem de ouvintes, sem abrir mão do público mais maduro, mantendo a sua qualidade. Com isso, veio a modernização da grade de programação e algumas mudanças no estilo de comunicação, conforme pontua o diretor da emissora, Luciano Araújo.

“Nossa emissora vai continuar se renovando e buscando sempre novidades. Hoje, por exemplo, a Rádio Sociedade está em todas as plataformas multimídia. Ela traz uma experiência de 97 anos, mas com um espírito de uma moça de 20”, disse.  

Um dos primeiros passos adotados pela emissora nesta nova fase, foi a atualização do seu logotipo. O famoso berimbau foi substituído por um símbolo que remete ao play, significando um olhar futurista, como explica a Coordenadora de Marketing, Nara Lima, que participou diretamente dessas mudanças e modernizações.

“Basicamente nesse processo precisamos mudar nossa marca, a nossa identidade. O berimbau foi substituído por um símbolo novo que remete ao play, um direcionamento para o futuro, com nossas cores e linhas gráficas. Foi uma forma de unir a tradição e a modernidade na forma que a gente se comunica”, falou.

Nara lembra que um desses elementos de modernização foi o Sociedade Truck, que é um estúdio móvel que pode ser levado para qualquer lugar. O equipamento tem um visual muito atraente e sua transparência, por conta das paredes de acrílico, possibilita que o público acompanhe todos os passos dos apresentadores e entrevistados nas festas de ruas, transmissões e programas ao vivo.

“O Sociedade Truck foi um elemento agregado à comunicação e foi uma aquisição feita no final de 2017. Um estúdio móvel completamente revolucionário, o qual podemos transferir para qualquer lugar, além do visual como se fosse uma casa de vidro. Com ele, conseguimos levar a rádio para as ruas, onde o público está”, afirmou a gerente de marketing.

Falando ainda desse processo de modernização, veio o Sociedade Online, onde é publicada as principais notícias do dia, além das grandes reportagens durante a programação. O site tem atualizações mais rápidas, além de um novo visual, para garantir ao leitor e ao ouvinte da Rádio Sociedade da Bahia as informações em tempo real de tudo o que acontece no Brasil e no Mundo.

Lembrando do perfil do seu novo público, que não se contenta em apenas ouvir, mas tem a necessidade de assistir ao que acontece no estúdio, a emissora inovou e deu início ao canal do YouTube, para que o nosso público além de ouvir o noticiário da nossa programação, também consiga ver os locutores, repórteres, apresentadores e etc.

O Gerente de Programação da rádio, Gleidson Tavares, comentou sobre o grande feito da emissora e a grande mudança em meio a esses 97 anos, que foi a chegada da Sociedade FM.

“Desde a chegada do FM na emissora, fomos investir em plástica, profissionais, equipamentos, além trazer uma nova forma de comunicação. Hoje podemos dizer que somos um sucesso, sendo líder de audiência consolidada, nossa rádio FM é uma referência. Trouxemos uma nova programação composta por grandes apresentadores. Nós temos números expressivos e liderança consolidada em audiência no FM e, seguimos com essas inovações para continuar sendo a emissora referência do estado da Bahia”, afirmou.

Mesmo sendo consolidada no jornalismo esportivo, a Rádio não se acomodou e promoveu grande investimento em novos equipamentos de transmissão e estrutura multimídia. Agora, com o canal no Youtube e o aplicativo Sociedade Play, o público pode interagir com os cronistas esportivos, assistindo, ouvindo e enviando mensagens.

O Gerente de Esportes, Expedito Magrini, foi um dos responsáveis pela nova roupagem na programação esportiva da emissora. Hoje, a equipe une a experiência dos cronistas veteranos, com a dinâmica e empolgação dos novos radialistas. Ele pontua que essa reformulação se deu com muito cuidado.

“Quando a gente pensou em fazer essa reformulação na equipe esportiva da Rádio Sociedade da Bahia, tivemos como aliados os novos recursos multimídia. Mas apesar de tudo isso não abrimos mão da experiência dos mais velhos. A gente procurou ter muito trato nessa mudança. Procuramos balancear a convivência do experiente com o jovem. Um aprendendo com o outro. O resultado disso tudo estão nos números da audiência”, disse.

Magrini não escondeu a emoção ao falar sobre o quanto é gratificante trabalhar na emissora.

“Trabalhar na Rádio Sociedade da Bahia abre portas, novos horizontes. É a certeza de que estamos em um veículo que ao longos dos anos, sempre teve o zelo, a preocupação, além de uma informação exata e correta. Uma das ferramentas que temos orgulho nessa emissora, é a credibilidade e isso não tem preço”, comentou.

Sem perder a credibilidade com seus ouvintes, a Rádio Sociedade da Bahia espera poder passar por diversos anos com essa confiança e seriedade para manter a população cada vez mais informada.

Texto: Brenner Menezes
Edição: Rogério Alves

Tags: