Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque Salvador

Rede SAC comemora 26 anos de atendimento; confira os serviços ofertados pelo órgão

Em algum momento da sua vida, certamente você precisou recorrer aos serviços da Rede SAC. Seja para emitir um RG, Carteira de Identidade ou o Cadastro de Pessoa Física – CPF.

Com mais de 81 unidades espalhadas pela Bahia, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) concentra um dos maiores polos de prestação de serviços. Sendo 16 Postos fixos na capital, 4 na Região Metropolitana e 21 no interior do Estado, além das 42 unidades do modelo Ponto SAC e 3 unidades do SAC Móvel.

Além da emissão de documentos essenciais, as unidades prestam suporte e orientações sobre benefícios e recadastramento de aposentados e pensionistas do Estado, atendimento da Ouvidoria Geral do Estado, dentre outros atendimentos.

Esta semana, a Rede SAC comemora 26 anos de inauguração no estado e a Rádio Sociedade recebeu a coordenadora dos postos SAC, Cecília Pereira, para falar sobre o funcionamento e serviços ofertados pelo órgão.

Atualmente, a pasta conta com a parceria de mais de 40 empresas parceiras, ofertando aproximadamente 880 serviços à população. O órgão também realiza por meio de vídeo conferência, atendimentos ligados aos serviços do Seprev, Planserv, Procon.

“O SAC é o shopping de serviços e lá abarca vários órgãos e vários serviços. A emissão do serviço, a prestação do serviço em si é do órgão. Quem emite o passaporte, por exemplo, é a Polícia Federal. No caso específico do passaporte, ele agenda no site da Polícia Federal, aí ele vai escolher o posto do SAC que ele vai pegar o documento. Tanto a confecção, como a entrega, é de responsabilidade do órgão”, explicou.

Na ocasião, Cecília esclareceu que os pontos SAC, que são as unidades mais compactas da rede, oferecem, essencialmente, serviços ligados às prefeituras.

“Se um prefeito tem interesse que o SAC chegue até o seu município, ele demonstra este interesse para Secretaria de Administração. Nós temos uma área especifica lá dentro do SAC, que é a Diretoria de Projetos, que também é responsável pela infraestrutura e expansão da rede e vai orientá-lo de que forma pode ser implementado um SAC naquele município”, acrescentou.

Em virtude do atual cenário da pandemia do novo coronavírus, os serviços na Rede SAC foram temporariamente suspensos. Na retomada, o atendimento passou a ser realizado 100% por agendamento, o que permitiu maior conforto e comodidade para o cidadão.

Durante a entrevista, a coordenadora regional da rede, destacou que ser uma referência mundial de modelo de gestão sempre foi o propósito da instituição.

Este modelo de atendimento já foi expandido para outras centrais do Brasil […] ele surgiu a partir do SAC da Bahia. O conceito já foi levado para fora do Brasil. Nós temos centrais de atendimento em Angola, Portugal, Colômbia e República Dominicana”

Para consultar todos os serviços ofertados pela Rede SAC, o cidadão pode acessar a página do órgão ou por meio do aplicativo do SAC.

Foto: Divulgação


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143