Digite sua busca

 

 

Bahia Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas Salvador

Reinventar: presidente do CRC-BA dá dicas para driblar a crise econômica nos pequenos negócios

Fugindo da crise financeira evidenciada pela pandemia de Covid-19, muitas empresas seguiram na busca por novos meios para driblar os problemas econômicos causados pelo período de restrições.

Lutando contra o fim dos seus negócios particulares, muitos empreendedores sentiram na pela a necessidade de reinventar as suas ações e minimizar os prejuízos sofridos.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRB-BA), Antônio Carlos Ribeiro, em entrevista à Rádio Sociedade, na manhã desta quinta-feira (12), mecanismos de consultoria foram criados pelo setor para atender o momento de crise.

Muitas empresas, principalmente as pequenas, não possuem um controle do seu patrimônio. Não sabem qual sua receita do mês. Às vezes suas despesas são maiores que os seus lucros, porque não entendem a necessidade de fazer um ponto de equilíbrio, identificar metas, tomar medidas para reduzir custos”, afirmou, em entrevista ao Sociedade Urgente.   

Para o diretor, uma dica importante aos interessados em abrir uma empresa é entender sobre o negócio e seja na escolha do local de funcionamento, em caso de pontos físicos, ou no monitoramento das redes sociais. 

Encerramento de negócios

Segundo Ribeiro, em termos legais, uma empresa pode declarar falência, apenas quando ela não teve meios legais de manter os seus negócios. Já para dar baixa em sua empresa, é necessário comunicar o desejo a junta comercial, com todos os tributos em dia.

“Em caso de dívidas abertas, é necessário buscar a renegociação das contas, dando prioridade às dívidas trabalhistas, pois existe uma hierarquia nos pagamentos. Caso você feche este negócio e não encerre suas pendências, o juiz pode determinar o bloqueio da sua conta como pessoa física, revela.

MEI

Ressaltando a necessidade de uma maior atenção à legislação, conforme o presidente do CRC-BA, muitas pessoas que abrem um cadastro como Microempreendedor Individual (MEI), não sabem que podem contratar funcionários. “Esses detalhes não são ditos. O MEI possui as mesmas obrigações de um grande empresário. Não possui diferença alguma“, finaliza.

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143