Digite sua busca

 

 

Mundo Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Resfriados comuns podem ajudar corpo a se proteger contra Covid-19, revela estudo

Foto: Getty Images via BBC

A exposição ao rinovírus, agente causador de resfriados comuns, é capaz de proteger o indivíduo contra infecções pelo Sars-Cov-2, vírus causador da Covid-19, de acordo com estudo recente da faculdade de Yale, nos Estados Unidos.

A pesquisa demonstrou que o vírus respiratório comum dá início à atividade de interferons, moléculas de resposta precoce do sistema imunológico e, a partir daí elas seriam capazes de frear a replicação do coronavírus. 

De acordo com a imunologista Ellen Foxman, professora  autora sênior do estudo, essas defesas no momento da infecção pelo vírus prometem prevenir ou evitar o agravamento da Covid-19.

Os cientistas infectaram tecido das vias aéreas humanas cultivado em laboratório com Sars-CoV-2 e descobriram que, nos primeiros três dias, a carga viral no tecido dobrou a cada seis horas.

No entanto, a replicação do vírus causador da Covid-19 foi completamente interrompida em tecido que havia sido exposto antes ao rinovírus. Os resultados foram publicados em 15 de junho no Journal of Experimental Medicine. 

Estudos anteriores da mesma  já haviam demonstrado que o vírus do resfriado comum pode proteger contra a gripe, e assim veio a decisão de investigar se processo semelhante pode acontecer com o causador da Covid-19.

“O tratamento com interferon é promissor, mas pode ser complicado porque seria mais eficaz nos dias imediatamente após a infecção, quando muitas pessoas não apresentam sintomas. Em teoria, o tratamento com interferon poderia ser usado profilaticamente em pessoas de alto risco que estiveram em contato próximo com outras pessoas diagnosticadas com Covid-19”, diz o texto de apresentação do trabalho.  

No entanto, de acordo com o próprio virologista, os  vírus da Covid-19 já desenvolveram alternativas de  contra-ataque a essa resposta do hospedeiro, e conseguem enfraquecer o sistema imunológico. O que significaria o efeito oposto ao desejado.

Foto: Getty Images via BBC

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143