Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque

Roma fala em processo de reconstrução das cidades do extremo sul da Bahia

O Ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos-BA), que acompanhou o Presidente Jair Bolsonaro em sobrevoo de helicóptero na região sul e extremo Sul da Bahia, arrasada pelas fortes chuvas, falou sobre as ações do Governo Federal para reconstrução das cidades atingidas e retomada das atividades no local. A declaração foi feita nesta segunda-feira (13), em entrevista à Rádio Sociedade.  

“São muitas ações, desde o resgate das pessoas que estão em maior risco de vida, até o processo de reconstrução dessas cidades, que vai ter intervenções do MDR [Ministério do Desenvolvimento Regional], a parte de abrigamento, que cabe ao Ministério da Cidadania, inclusive dar suporte aos municípios, e além da reconstrução, retomar as atividades nessas cidades [sic]”, disse.

Continuou:

“Foram muitas pontes derrubadas, muitos rompimentos de barragens e tudo isso vai demandar muito suporte, não apenas com recurso financeiro, mas com toda estrutura de maquinários com pessoal para que possa dar suporte à retomada do dia a dia da população”.

Equipes prestam atendimento às vítimas na região

Roma elogiou o trabalho do grupamento de resgate da força tarefa envolvendo as Forças Armadas e Polícia Rodoviária Federal.

“Estruturas do governo federal já chegaram como: helicóptero da Marinha, da própria Polícia Rodoviária Federal, que foram muito importantes, inclusive [as cidades] tiveram estradas obstruídas e a Polícia Federal deu um grande suporte”, explicou. “O Exército está ajudando na logística, não apenas da distribuição de alimentos e medicamentos, mas também deslocando para o extremo sul um batalhão de engenharia do exército que ficou encarregado de desobstruir via e, ajudar também na parte de reconstrução”, concluiu.

Liberação do saque do FGTS

Ainda na entrevista, o ministro confirmou a informação da Caixa Econômica Federal, que anunciou que que vai liberar o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para as famílias atingidas pelas enchentes naquela região baiana.

“Muitos comerciantes perderam todo o seu estoque, famílias perderam todos os seus pertences: camas, eletrodomésticos e por aí vai […]. Dentre as medidas anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro é a possibilidade do saque do FGTS [Fundo de Garantia do Tempo de Serviço], nos municípios onde tiveram a situação de calamidade decretada, para proporcionar o saque que vai até R$ 6 mil, desses recursos que são importantes para que possa viabilizar essa retomada da situação de normalidade”, disse

Em pouco mais de uma semana de chuvas intensas, o cenário no sul da Bahia é devastador:  barragens rompidas, pontes quebradas, estradas destruídas, casas inundadas pela enchente e muitas pessoas desabrigadas. A Defesa Civil da Bahia informou ontem (12) que o temporal deixou, até agora, 3.744 pessoas desabrigados, pelos menos 7 mortos e 48 feridos no estado.

Já são 50 municípios que decretaram situação de emergência no estado, de acordo com os decretos publicados no Diário Oficial da Bahia.

Presidente Jair Bolsonaro e os Ministros João Roma [Cidadania], Marcelo Queiroga [Saúde] e Rogério Marinho [Desenvolvimento regional] sobrevoando as cidades alagadas no extremo sul da Bahia | Imagens: ASCOM | Presidência da República

Foto: ASCOM | Presidência da República


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143