A Bahia registrou uma queda de 15% no número de roubos de veículos, entre janeiro e setembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, o percentual representa 1.452 casos a menos.
Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Edmundo Assemany, comandante do Batalhão Apolo, o número é resultado das ações conjuntas entre as Polícias Militar e Civil, com suporte da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
“Intensificamos o patrulhamento ostensivo e as ações de inteligência, tomando como base a mancha criminal. Importante ressaltar que a vítima de furto ou roubo de veículo, ligando imediatamente para o 190, consegue incluir os dados como modelo, cor e placa no Sistema de Reconhecimento da SSP. Assim que esse carro ou moto passar por uma das câmeras, receberemos o alerta e vamos efetuar a recuperação”, destacou o tenente-coronel.
Assemany ressaltou que o batalhão que o Batalhão Apolo tem fortalecido o combate também à clonagem de placas. “Capacitamos a nossa tropa para identificar durante as abordagens os veículos com placas adulteradas”, completou.