Digite sua busca

 

 

Bahia Bahia Destaque Notícias Notícias em destaque

Roubos de veículos tem queda pelo quinto ano consecutivo

O número de roubos de veículos na capital baiana caiu pelo quinto ano consecutivo (2015 a 2019). Apenas em 2020, a redução foi de 16,2%, alcançando o menor índice dos últimos anos. Isto se deve por conta das ações integradas das forças de segurança estaduais, ampliadas com a utilização de ferramentas tecnológicas.

Em 2019, foram registrados 4.926 casos, contra 4.130 contabilizados em 2020, resultando em menos 796 subtrações de automóveis Somente em Dezembro, houve uma queda de 10,9%.

Ações integradas realizadas entre a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Operação Apolo e PRF, com suporte do sistema de Reconhecimento de Placas, são destacados pelos gestores das unidades das polícias Militar e Civil.

De acordo com o delegado Gláuber Uchiyama, titular da DRFRV, a operação ‘ZapCar’ realizada em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), capturou uma organização criminosa responsável por comandar 30% dos roubos na Capital e Região Metropolitana. Os crimes aconteciam dentro dos presídios e com a utilização de telefones celulares. Em Feira de Santana, as equipes resgataram 10 veículos, 11 motores, além de outras peças.

“Desmanches e lojas ilícitas de revendas de peças estarão entre as prioridades para 2021”, frisou Uchiyama. 

Para denunciar os crimes basta ligar para os telefones 190 e 3235-0000 (Disque Denúncia). As informações são transmitidas para as equipes que estão nas ruas, que, segundo o comandante da Operação Apolo, major Elbert Vinhático, conseguem chegar no veículo mais rapidamente.

“Distribuímos as equipes em possíveis rotas de fuga e ficamos em contato com as equipes do Cicom, na Central de Videomonitoramento. Em diversas ocasiões recuperamos o bem e prendemos os autores em flagrante”, explicou o oficial.

Imagem: Alberto Maraux

Tags: