Rui Costa anuncia convocação de médicos para a Bahia

O governador Rui Costa anunciou a convocação de médicos de todo o Brasil para atuar na rede pública da Bahia. As vagas são apenas para médicos com situação regularizada. Segundo Rui, se as vagas não forem preenchidas, eles vão contratar novos médicos.
O governador também comentou que na primeira semana de junho o hospital Clériston Andrade 2, em Feira de Santana, já vai ter suas obras concluídas, e que o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, fica pronto até o final do mês.
O hospital de campanha da Fonte Nova vai ser aberto este mês. Segundo Rui, eles estão aguardando apenas os respiradores chegarem.
O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas afirmou que estão concluindo as obras de instalação de torres do Clériston Andrade 2. Segundo ele, o hospital, que vai ter capacidade de 40 leitos de UTI, tem previsão de abrir no dia 7 de junho. O Hospital Metropolitano de Lauro de Freitas vai contar com 90 leitos de UTI e o da Fonte Nova, 100 leitos.
Rui voltou a cobrar ajuda do governo federal na compra de respiradores. Segundo ele, governadores brasileiros estão disputando os respiradores com grandes empresas e nações mundiais e, por isso, precisam da influência do governo federal para garantir mais equipamentos.
O governador estimou que faltam chegar no estado em torno de 500 respiradores para que haja condição de equipar os 1300 leitos para pacientes de Covid-19. A projeção da Secretaria de Saúde do Estado é de pico de casos nas próximas semanas de maio.
Segundo Rui, respiradores de diversos fornecedores já foram comprados, mas os prazos não estão sendo cumpridos, mesmo com cláusulas contratuais de multas.