Digite sua busca

 

 

Bahia Entrevistas Notícias em destaque Rádio Sociedade Salvador SAÚDE Serviço

Rui Costa entrega Policlínica de Narandiba e fala sobre o que causou a demora para inauguração

Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia na manhã desta segunda-feira (13), o governador Rui Costa (PT) falou sobre o estado da Bahia e destacou com detalhes a entrega da primeira Policlínica de Salvador, que será entregue nesta segunda-feira (13) no bairro de Narandiba. Ele ainda afirmou que nos próximos dias será entregue a Policlínica de Escada e destacou a importância da Policlínica cirurgia eletiva

“Estamos saindo de uma pandemia, e é importante acelerar por exemplo as cirurgias eletivas, e nós estamos realizando na Bahia, um grande mutirão de cirurgias eletivas para zerar a fila de espera de cirurgias eletivas, e para isso é fundamental alguns exames, as consultas especializadas. Então a Policlínica de Narandiba nós vamos entregar hoje. Temos duas prontas, a de Narandiba e Escada. A de Escada a gente entrega nos próximos dias, também já está concluída. Ao todo serão vinte e três Policlínicas em funcionamento. Nos próximos dias quando entregarmos a de Escada, nós estaremos chegando a vinte e quatro Policlínicas construídas e em funcionamento.

Rui disse ainda que serão entregues mais duas policlínicas no interior de estado, uma em São Francisco do Conde e outra em Ilhéus e destacou a importância da Policlínica para a saúde preventiva e também frisou a necessidade do diagnóstico precoce.

“Ao todo, este ano chegaremos a vinte e seis, porque nós temos ainda para entregar a de São Francisco do Conde e a de Ilhéus que está em construção. São vinte e seis Policlínicas ao longo do nosso mandato. E a policlínica tem uma função extraordinária, que é fazer a saúde preventiva, o diagnóstico precoce, para fazer com que as pessoas tenham o seu diagnóstico concluído, porque muita gente vai nos postos de saúde e não consegue depois fazer seus exames, suas consultas. E graças a Deus com esse investimento na Bahia inteira, nós estamos facilitando, chegando ao diagnóstico das pessoas, e com isso garantindo saúde, porque saúde eu digo sempre, que não é deixar o problema piorar para depois tentar uma vaga de emergência. Saúde é você garantir as pessoas o cuidado, a prevenção, a consulta, o exame, para que ela descubra e faça o tratamento com muita antecedência, porque isso é a diferença entre a vida e as vezes a morte”, destacou.

Ao ser questionado o porquê a Policlínica de Narandiba só será entregue agora, sendo que a previsão era para o início desse ano, o governador Rui afirmou que o Governo faria uma parceria junto ao município, porém não chegaram a um entendimento.

“Primeiro o município pediu para guardar, que nós faríamos uma parceria a gestão com o município. Pediu para aguardar. E logo depois nós não conseguimos chegar a um entendimento da modelagem de gestão, porque nós fizemos uma modelagem, onde há uma gestão compartilhada, em todas as outras Policlínicas. E não conseguimos chegar a um entendimento, então o Estado resolveu colocar diretamente para funcionar”, disse.

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Tags:

Leia também