Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Educação Notícias Notícias em destaque Salvador

Rui Costa volta a se pronunciar sobre retorno das aulas e destaca: “É uma decisão muito arriscada”

Na primeira edição do seu programa semanal no Youtube, na noite da última terça-feira (2), o governador da Bahia, Rui Costa, voltou a se pronunciar sobre a retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino públicas e privadas do estado.

O governador que dividia a bancada do programa com o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas Boas, anunciou na ocasião, que participará de uma reunião no dia 12 de fevereiro para decidir os parâmetros que serão adotados no plano de retomada das aulas. O encontro vai contar com a presença dos membros da União de Prefeitos da Bahia (UPB), o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, técnicos da SESAB e da Secretaria da Educação.

“É uma decisão muito arriscada, muito tênue para tomar. Em função disso, eu solicitei um estudo da SESAB sobre parâmetros que a gente possa adotar para, eventualmente, autorizar ou não [início das aulas]“, acrescentou.

Ainda de acordo com Rui, os protocolos de segurança para volta às aulas já estão preparados desde o mês de outubro. O projeto prevê a instalação de dispensers de álcool em gel e pias adicionais para lavagem das mãos em todas as escolas do estado, além da recuperação de todos os banheiros.

“Fizemos intervenções em 100% das escolas para que a gente tenha condições de infraestrutura capaz de garantir a higienização quando voltar as aulas”, destacou.

Além da reestruturação das unidades escolares, o gestor estadual reforçou que retorno das atividades presenciais vai acontecer sob esquema de rodízio, com alternância entre os turnos e declarou mais uma vez, que, decisão depende, também, da diminuição do número de casos e mortes provocadas pela Covid-19.

“Nós queremos discutir com cuidado qual parâmetro a gente usa. Por exemplo, nós teremos que considerar a taxa de ocupação de UTI, um parâmetro, indicador das mortes diárias é outro, a questão do crescimento é outro”, disse Rui.

Ainda durante o ‘Papo Correria’, o governador se mostrou otimista com o cenário e contou aos seus telespectadores do canal, que, a chegada de mais lotes da vacina contra o coronavírus tem dado mais segurança à tomada de decisão do Governo.

Nas redes sociais, Costa declarou na manhã desta quarta-feira (3) que o retorno das aulas acontecerá antes da população ser totalmente vacinada, mas, o Estado não será irresponsável.

“É sempre uma decisão difícil. De um lado a gente, eventualmente, pode expor as pessoas que vão trabalhar na escola e do outro, a gente está expondo muitos os jovens que estão tanto tempo sem aula”, finalizou.

Foto: Reprodução|Youtube Papo Correria


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143