Com disputa do segundo turno neste domingo (26), Adelson Carvalho sabatinou o candidato a prefeito, Luiz Caetano (PT) que falou sobre os projetos para o 2º turno deste pleito em Camaçari
A sabatina começou com o apresentador Adelson Carvalho trazendo o questionamento sobre quais as mudanças na campanha do 1º turno para o 2º turno, o que leva as atualizações nos projetos de campanha para a disputa que vem sendo empatada nas pesquisas recentes.
As pesquisas recentes realizadas pela Real Time Big Data de 18/10 com 1000 entrevistas, sob o código BA – 09550/2024 indicam um empate nas pesquisas estimuladas. Sendo 47% dos votos para Luiz Caetano (PT), 47% para Flávio Matos (UNIÃO), Nulos e brancos e não souberam responder somam 6%. Dentro dos votos válidos, o empate persiste, sendo 50% para cada candidato.
Proposta para o 2º Turno
O candidato Luiz Caetano (PT) fala sobre as primeiras alterações que irá fazer, caso seja eleito. “Primeiro, trazer de volta os serviços públicos de Camaçari, Elinaldo deu as costas para o povo, literalmente, ele e o candidato dele, então, deixou a saúde abandonada. Então, Camaçari é o segundo PIB na Bahia, é o quinto PIB do Nordeste e falta um medicamento no posto médico, são 109 mil pessoas na fila esperando atendimento. Atenção básica que é responsável pela prefeitura.” disse o prefeiturável.
Ainda de acordo com o candidato petista, “O outro item é o transporte, o transporte coletivo da cidade que está caótico, virou um caos total, e o transporte hoje é feito em maioria pelos ‘ligeirinhos’, que eu vou legalizar mas também Lula conseguiu ônibus elétrico para Camaçari, e já que o presidente nos liberou ônibus elétrico, eu vou implementar a tarifa zero.” disse.
Recursos
Um dos pontos levantados é de como conseguir os recursos para execução dos projetos divulgados na campanha do candidato, tendo em vista que a renda atribuída aos municípios tem suas variações e como administrar para as diversas áreas de desenvolvimento da cidade.
“Primeiro, eu vou otimizar os gastos da prefeitura, nós vamos ter a qualidade do gasto no município, eu vou fazer uma reforma administrativa, só de ‘fantasmas’ a prefeitura tem hoje em torno de mil ‘fantasmas’, vai ter recursos, nós vamos otimizar e fazer o nosso planejamento. E eu também estou aliado com o Governador Jerônimo e o Presidente Lula, Lula já me disse, Caetano monte os projetos, traga para Brasília que eu consigo o recurso.” dispara o candidato
Cidade Grande
A cidade de Camaçari possui uma grande área de extensão, sendo a sede uma região de alta industrialização e a orla sendo uma região de vislumbre turístico, o contraste entre as áreas é grande, porém, fazem parte da mesma cidade e requer a mesma dispensa de cuidados estruturais.
“Obviamente que tem que descentralizar a gestão, na sede e na orla, mas nós queremos cada vez mais trazer a sede para perto da orla e a orla para perto da sede. Já temos um projeto executivo, criado pelo governo do estado da duplicação da Cascalheira, que é a via que liga a sede de Camaçari a nossa orla, chegando ali em Jauá. Então, fazer a duplicação com passeio, com ciclovia, com iluminação, ou seja, para que se transforme aquela via numa avenida de desenvolvimento para o nosso município.” explica Luiz Caetano (PT)
O candidato também falou sobre as novas empresas que vêm chegando a cidade de Camaçari, isso significa que pode haver mais vagas de empregabilidade, como é o caso da BYD, empresa de carros elétricos que se instalou na cidade e promete ser um polo de empregos para a população camaçariense. E para isso, Luiz Caetano (PT) falou sobre preparar a juventude da cidade para ocupar esses cargos e diminuir o desemprego no município.
Segurança Delicada
Em um momento conturbado na segurança pública da Bahia, com um aumento nos índices de violência na capital e região metropolitana, o candidato falou sobre ações e como lidar com a segurança pública na cidade de Camaçari.
“Eu vou chamar a responsabilidade para mim também, segurança pública, diz a constituição, que é dever do estado mas não se faz segurança pública só com o estado, é preciso que a prefeitura entre, que o governo federal entre e que a sociedade entre. E não é só polícia, com viatura, com arma, se faz segurança pública com social, Elinaldo não faz o social.” dispara o petista.
Ainda de acordo com Luiz Caetano, “Segurança pública é você melhorar a iluminação também, é você criar espaço para o esporte em Camaçari, desenvolver o esporte. Camaçari tem um estádio que está abandonado, que a grama está crescendo no teto do estádio. Não têm esporte, não tem educação, não tem saúde, não têm social, piora os índices de segurança pública” conclui o candidato petista.
Assista a sabatina na integra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: