O candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Junior, do MDB, propõe para a pauta da segurança pública criar uma secretaria de segurança cidadã e defesa civil. “Essa secretaria possui duas vertentes principais, a primeira é auxiliar no combate ao crime organizado”, diz Geraldo. “Essa secretaria, além de fortalecer as ações de combate ao crime organizado, ela vai ter a vinculação das suas ações, ações com o governo federal para receber verbas federais, mas ela vai pegar a experiência de outras capitais, de outros estados da Federação”.
O candidato explica que “esta vertente possui como premissa estabelecer a política da cultura da paz perante os territórios da cidade, estabelecer a cidadania”. Ainda sobre o tema, Geraldo explica que irá “criar os parques da paz, que são equipamentos em áreas de densidade populacional, pra que as pessoas se sintam partícipes, pra que as pessoas tenham descoberta do talento, da sua força da sua atividade, mas que também tenham consciência da paz, a consciência da cultura da paz”.
Geraldo defende que a GM lotada equivocadamente na secretaria de Ordem pública e propõe: “tirar a guarda municipal de lá, vamos fortalecer as suas ações”. Além da mudança, o MDBista completa a proposta: “mas garantindo, que nós vamos aumentar o efetivo de quase 1.500 homens, vamos fazer concurso, vamos trazer mais homens e mulheres pra fortalecer essas ações e vamos aumentar pra de 2.600 à 2.700 homens da Guarda Municipal”.
Acompanhe a sabatina na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: https://www.youtube.com/live/Wew66eJd3WU?si=OGfroPxZeRJICZg8