O número de mortes em ações e operações policiais em Salvador e Região Metropolitana (RMS) alcançou o marco de mil vítimas, conforme dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado nesta terça-feira (6). O levantamento abrange o período de 1º de julho de 2022 a 6 de agosto de 2024.
Durante o período analisado, a média mensal de mortes em operações policiais foi de 40 pessoas. Entre os mortos, os agentes de segurança representam cinco casos, ou 0,5% do total.
A grande maioria das vítimas é composta por adultos, totalizando 974 casos. O levantamento também registrou a morte de uma criança, 11 adolescentes e três idosos. Além disso, 11 vítimas tiveram sua faixa etária não revelada.
Entramos em contato com a Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para confirmar os dados da pesquisa e saber sobre às ações realizadas para conter e diminuir esses números.
Em nota, o órgão afirmou que as operações integradas realizadas pelas Forças da Segurança resultaram nas reduções de 6% das mortes violentas na Bahia, em 2023, e de 13% nos primeiros seis meses de 2024.
Acrescenta ainda que os investimentos em novos efetivos, capacitação, tecnologia e equipamentos busca fortalecer o trabalho preventivo, ostensivo e de inteligência.