Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Salvador ganhará mais leitos de UTI após chegada de respiradores

A chegada de 40 novos respiradores enviados a Salvador pelo governo federal permitirá que a capital baiana amplie o número de leitos de UTI para o tratamento de pacientes que desenvolvem sintomas graves da Covid-19. Os equipamentos foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis nesta terça-feira (16), durante coletiva virtual realizada na Central Logística do Município (CLM), em Campinas de Pirajá.

Dos 40 respiradores, 25 são de cabeceira e podem ser usados durante o procedimento de intubação de forma permanente. O município já tem na reserva outros seis aparelhos do tipo, que foram liberados judicialmente após ficarem sem uso no Instituto Bahiano de Ortopedia e Traumatologia (Insbot). Conforme detalhado pelo prefeito, dez unidades serão destinadas para o Hospital Salvador, na Federação. .

A ação permitirá que o local entre em plena capacidade de funcionamento até este final de semana. Já o recém-inaugurado hospital de campanha da Estação Cidadania, em Itapuã, receberá 20 respiradores que, na prática, serão usados numa manobra interna de transformação de leitos de enfermaria – atualmente existentes na estrutura – para vagas de terapia intensiva.

Os demais 15 aparelhos são de transporte e serão usados provisoriamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até a regulação dos pacientes aos hospitais de referência.

A chegada dos novos respiradores à cidade ocorre três semanas após o prefeito ir até Brasília para solicitar apoio às ações de enfrentamento à pandemia. Recentemente, o Ministério da Saúde já havia enviado 15 equipamentos que ajudaram o município a robustecer ainda a rede de urgência e emergência.

Foto: Valter Pontes/Secom

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143