Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Salvador SAÚDE Serviço

Salvador inicia mobilização para atualização da caderneta de vacinação infantil

A Prefeitura de Salvador inicia nesta quarta-feira (30) uma mobilização para atualização da caderneta de vacinação das crianças. Com o slogan “Liga da Vacina: Zé Gotinha e Super-heróis se unem pela vacinação infantil”, a estratégia segue até sexta-feira (1º) em 13 postos de saúde da capital, das 8h às 17h.

De acordo com a prefeitura, o objetivo da ação é atualizar a situação vacinal das crianças e, consequentemente, contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação das doenças nas pessoas com idade até os 15 anos.

O Programa Nacional de Imunizações oferece cerca 17 vacinas para este público alvo, dentre elas estão a BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Meningite ACWY, Triplice Bacteria – DTP, e dupla adulto.

Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Doiane Lemos, as crianças de 5 a 11 anos que tomaram uma das doses do imunizante contra a Covid-19 deverão obedecer ao intervalo de 15 dias para receberem outra vacina do calendário básico.

“A orientação é que as crianças que foram imunizadas contra a Covid-19 observem o intervalo de 15 dias para ter acesso a um dos imunizantes do calendário básico. Essa ação de atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e até mesmo óbitos. Por isso estamos convocando os pais e responsáveis a levar os pequenos aos postos para garantir a proteção dos mesmos”, afirma Doiane Lemos.

Para ter acesso à vacinação basta comparecer a um desses locais portando o cartão SUS e a caderneta de vacina.

Na ocasião, a criança poderá ter acesso a consultas com pediatras, além de contar com uma séria de atrativos como os ofertados pelo Projeto Ruas de Lazer promovido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), com recreação lúdico-desportiva.

Confira a lista de postos que fazem parte da estratégia:

Pontos Fixos: USF Pirajá, USF Curralinho, USF Vale do Matatu, USF Jardim das Margaridas, USF Cajazeiras V, USF Yolanda Pires, USF San Martin III, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Terreiro de Jesus, UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Joanes Leste e UBS Sérgio Arouca (Paripe).

Foto: Márcio Lino / PMG

Tags: