O carnaval 2025 irá contar com uma operação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para que todos os foliões e trabalhadores sejam assegurados com assistência médica. Desde as 7 horas de quinta-feira 10 módulos estarão prestando assistência ao público nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro) funcionando initerruptamente. A SMS disponibiliza estrutura assistências para os carnavais de bairro: Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e em Periperi e Cajazeiras X – nesses dois últimos, os atendimentos serão iniciados no sábado (1º), às 7h.
Ao todo dão 155 leitos e quase 2 mil profissionais envolvidos na operação de Saúde. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará a postos com ambulâncias e motolâncias para dar suporte a assistência prestada nos módulos e agilidade na regulação de pacientes de maior complexidade; além de ambulanchas para atender o Carnaval das Ilhas.
Serviços:
Cirurgia bucomaxilofacial – Seis equipes de cirurgiões bucomaxilofaciais atuarão na folia de 2025, uma a mais do que no ano passado. Três equipes estarão fixas nos módulos do Farol da Barra, Milton Santos (Ondina) e Montanha e três serão móveis. Os profissionais serão responsáveis por tratar traumatismos na face e pescoço.
Atenção psicossocial – A ação inédita implementada em 2024 seguirá com os serviços este ano, prestando assistência especializada aos foliões com acolhimento clínico feito por psiquiatras nos postos de saúde dos circuitos para casos de transtorno de ansiedade, consumo excessivo de álcool e outras drogas, bem como transtorno psicótico.
Vigilâncias Sanitária (Visa) e Ambiental (Visamb) – Para preservar a saúde da população, a Visa e Visamb atuam durante todos os dias de festa, garantindo que os alimentos, água e produtos de interesse da saúde estejam dentro do padrão de qualidade exigido para consumo humano. Nos circuitos oficiais terão nove módulos da Visa. As fiscalizações acontecem nos setores formais e informais do comércio, além das estruturas de órgãos oficiais.
Fique Sabendo e preservativos – Nos dois módulos do Fique Sabendo (Barra e Piedade) são realizados atendimentos testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) sífilis, HIV e hepatites. Em caso de confirmação, o paciente já sai com aconselhamento e encaminhamento para tratar na rede municipal de saúde. Além disso, há dispensação de insumos como preservativos.
Catafolia – Em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), a SMS disponibiliza equipes de saúde para atendimentos aos catadores de materiais recicláveis no Catafolia. A ação conta com avaliação clínica, aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de procedimentos curativos e prescrição de medicamentos.
Salvador Acolhe – Outra ação integrada da SMS contempla os filhos dos trabalhadores informais nas Casas de Acolhimento do Programa Salvador Acolhe, administradas pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As equipes de saúde prestam atendimento clínico e odontológicos aos pequenos. Os profissionais também proporcionam atividades recreativas com entrega de kits de higiene e brinquedos.
Saúde do trabalhador – Com foco no acolhimento e vigilância das condições de trabalho dos cordeiros, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) presta assistência aos profissionais temporários nos seis dias de folia. As atividades incluem inspeções de blocos para averiguar supostas irregularidades como falha no fornecimento de água e alimento; acidentes ou trabalho infantil. Além disso, presta orientação sobre condições seguras de trabalho, higiene e alimentação.