Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Salvador SAÚDE Serviço

Salvador passa a contar com o primeiro pronto-socorro oncológico da Bahia

O Hospital Mater Dei Salvador traz para a Bahia um conceito inédito e moderno de atendimento para o tratamento do câncer. A unidade abriga o Hospital Integrado do Câncer (HIC), um serviço que reúne diversas especialidades e serviços oncológicos num único ambiente multidisciplinar, incluindo o primeiro pronto-socorro oncológico da Bahia.

Com princípios como acolhimento integral e tratamento humanizado e individualizado dos pacientes, o HIC atua a partir de fluxos de atendimentos diferenciados e prioritários que vão agilizar as demandas de quem enfrenta a doença.

O Hospital Integrado do Câncer do Hospital Mater Dei Salvador oferece serviço ambulatorial para quimioterapia, pronto-socorro oncológico, oncologia clínica e cirúrgica, oncologia pediátrica, onco-hematologia, uro-oncologia, ginecologia oncológica, cardio-oncologia, oncogenética, dentre outras especialidades oncológicas que atuam com o suporte integrado de outras equipes médicas e apoio do serviço de Medicina Diagnóstica do novo hospital.

Foto: Divulgação

O conceito do HIC foi inaugurado pela Rede Mater Dei em Belo Horizonte (MG), há seis anos, e é referência em diagnóstico, tratamento e acolhimento de pacientes oncológicos.

Os pacientes do HIC são inseridos em um fluxo exclusivo de atendimento, tendo prioridade em agendamentos de consultas e exames. O serviço é integrado ao parque tecnológico do Hospital Mater Dei Salvador, que oferece os mais modernos equipamentos para diagnóstico e tratamento da doença, facilitando as demandas de exames.

Para garantir maior agilidade, os serviços de bioimagem e laboratoriais atuam de forma integrada e com comunicação direta com as equipes de oncologia, que têm acesso aos laudos de forma célere.

O coordenador médico do Hospital Integrado do Câncer do Hospital Mater Dei Salvador, Cleydson Santos, explica que o conceito do Hospital Integrado do Câncer é ter todos os setores e serviços disponíveis para o paciente oncológico seguindo o princípio da integralidade.

“Tudo aquilo que o paciente necessita para o mapeamento do diagnóstico, tratamento e administração das complicações do tratamento do câncer, ele encontrará no Hospital Integrado do Câncer do Mater Dei Salvador. Com isso, o paciente tem um ganho muito importante nos resultados, no controle dos sintomas, nas taxas de cura e na melhora da qualidade de vida”, afirma.

Segundo o coordenador do HIC, uma das características importantes do serviço é a horizontalidade do atendimento.

“Muitos serviços de oncologia funcionam como clínica, onde a assistência é realizada de forma fragmentada. No HIC, o mesmo médico que atende o paciente no ambulatório, que faz a quimioterapia ou tratamento oncológico é quem acompanha no pronto-socorro e na unidade de internação. Ele tem um oncologista de referência que assume o cuidado em todos os cenários. Isso melhora muito a relação do médico com o paciente e a família”, destaca.

Além disso, todos os casos clínicos atendidos na unidade são discutidos individualmente em reuniões diárias que ocorrem entre a equipe multidisciplinar e os grupos setorizados.

“Realizamos oito reuniões clínicas semanais, divididas por especialistas em cada tipo de tumor, onde discutimos os casos complexos. Essas discussões em grupo são baseadas em estudos clínicos da literatura médica, regidas pelas melhores evidências científicas para que a melhor conduta de tratamento seja definida. Isso garante uma rapidez tanto no diagnóstico, quanto no tratamento desse paciente quer seja cirúrgico, radioterápico ou medicamentoso”, explica o coordenador.

Terapias  

O HIC oferece aos pacientes oncológicos as terapias mais avançadas do mundo para o tratamento do câncer. A Rede Mater Dei é uma das pioneiras do país no uso da imunoterapia e é considerada uma das equipes com maior frequência e experiência no uso dessa terapia.

O tratamento é considerado como o maior avanço no tratamento de metástases até o momento. A técnica tem o objetivo de potencializar o sistema imunológico de forma que este possa induzir o combate das células cancerígenas, diferentemente de outros mecanismos de ação contra o câncer que se baseiam diretamente no combate às células cancerígenas.

“O HIC atua desde os tratamentos quimioterápicos clássicos a técnicas mais modernas como a hormonioterapia e a imunoterapia, que ao invés de atacar diretamente as células malignas, estimulam o sistema imunológico do paciente a atacar o tumor. Também utilizamos as terapias alvo, como os anticorpos monoclonais que são indicados para agir em uma mutação específica encontrada no tumor. Essas técnicas melhoram a eficácia do tratamento e reduzem os efeitos colaterais do paciente”, afirma Cleydson Santos.

Foto: Divulgação

Estrutura e ambulatórios

O Hospital Integrado do Câncer ocupa três andares do Hospital Mater Dei Salvador. A sua estrutura física é ampla, planejada dentro dos padrões mundiais de conforto e também de praticidade, oferecendo segurança aos pacientes.

O HIC possui 10 consultórios e um ambulatório com 40 boxes individuais para infusão quimioterápica, sendo 37 para adultos com 34 poltronas reclináveis e três camas. Do total de leitos ambulatoriais, são disponibilizados três leitos infantis em uma ala pediátrica que conta com também com uma brinquedoteca.

Primeiro Pronto-Socorro Oncológico da Bahia

Outro diferencial do Hospital Integrado do Câncer é o pioneirismo de oferecer o primeiro pronto-socorro oncológico da Bahia. O serviço vai funcionar dentro da emergência geral do Hospital Mater Dei Salvador e contará com profissionais oncologistas de plantão, para atender emergências de pacientes com câncer, que estejam fazendo tratamento em qualquer unidade de saúde.

Segundo a gerente do HIC na Rede Mater Dei, Ana Amélia Xavier, a emergência oncológica traz importantes melhorias para os pacientes oncológicos.

“Quando um paciente faz tratamento ambulatorial para o câncer, principalmente quimioterapia e radioterapia, ele pode ter vários sintomas e intercorrências, como náuseas, vômitos, desidratação e diarreia. Em um pronto-socorro comum, geralmente são atendidos por um médico clínico. No HIC, ele é atendido por oncologistas, que tratam esses casos de uma forma mais eficiente. Temos muitos ganhos com essa especialidade na emergência, pois esse serviço melhora o manejo desses efeitos adversos e reduz o tempo de internação do paciente”, avalia.

Tecnologia

Além de toda a equipe de profissionais, o Hospital Integrado do Câncer do Hospital Mater Dei Salvador tem na tecnologia uma grande aliada. Fazem parte da sua estrutura de atendimento os equipamentos e procedimentos mais modernos do mundo para o diagnóstico e tratamento do câncer, a exemplo de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, incluindo a cirurgia robótica com o robô da Vinci Xi.

O serviço contará também com o PET-CT, um exame de diagnóstico por imagem capaz de detectar tumores em todos os lugares do corpo. Por meio de substâncias que liberam radiação, o equipamento faz um exame de corpo inteiro do paciente e traz diversas informações essenciais para a tomada de decisão do melhor protocolo de tratamento.

Um dos destaques do HIC é o aparelho de alta tecnologia conhecido como Versa, um acelerador linear de radioterapia que proporciona maior precisão da dose necessária de radiação, diminuindo os possíveis efeitos colaterais da radioterapia e poupando a radiação nos órgãos saudáveis.

Segundo a coordenadora de enfermagem do Hospital Integrado do Câncer do Hospital Mater Dei Salvador, Camila Santana, 80% dos pacientes oncológicos realizam tratamento ambulatorial. Desse total, 60% tem indicação de radioterapia. O HIC também é o único hospital da rede privada da Bahia a oferecer a Baquetearia, terapia que usa uma fonte radioativa aplicada através de um cateter dentro do corpo, com o objetivo de fazer a irradiação diretamente no tumor, preservando as áreas saudáveis.

O HIC também conta com o importante recurso da cirurgia robótica, que vem dando um grande suporte à oncologia, possibilitando procedimentos minimamente invasivos que reduzem o tempo de internação e o risco de infecção.

“O principal diferencial do Hospital Integrado do Câncer é o ganho que os pacientes terão dentro da mesma estrutura de atendimento. O hospital oferece um arcabouço de equipamentos de última geração para diagnóstico e tratamento capaz de atender uma demanda muito abrangente de pacientes”, afirma Camila Santana.

Transplante de Medula Óssea

O HIC do Hospital Mater Dei Salvador disponibilizará, em breve, aos seus pacientes uma Unidade de Transplante de Medula Óssea. O serviço contará com cinco leitos especiais que foram cuidadosamente projetados dentro dos padrões internacionais de qualidade.

O Transplante de Medula Óssea – TMO é um tratamento capaz de curar diversas doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas.

 Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

É uma rede de saúde completa, com 42 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa.

Os serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados.

A rede está em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. A premissa da empresa é valorizar a vida dos seus pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Foto de capa: Romildo de Jesus

Tags:

Leia também