Digite sua busca

 

 

Bahia Cultura Entretenimento Música Notícias Notícias em destaque Salvador

“São João Sinfônico”: Domingo no TCA tem Gilberto Gil e Geraldo Azevedo

Os músicos Gilberto Gil, Geraldo Azevedo, Mariana Aydar, Bule-Bule, João Cavalcanti e Marcelo Caldi protagonizam o “São João Sinfônico” (edição 2020), da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), no próximo domingo (27), às 11h, no Domingo no TCA para celebrar o período de junino. A transmissão acontece no canal do Teatro Castro Alves no YouTube, com exibição simultânea na televisão.

O vídeo-concerto junino traz repertório que celebra grandes compositores nordestinos como Luiz Gonzaga (1912-1989), Sivuca (1930-2006) e Dominguinhos (1941-2013). O público poderá assistir no YouTube do TCA até o dia 4 de julho.

O “São João Sinfônico” de 2020 trouxe, pelo quarto ano consecutivo, a Osba integrando o seu repertório a esta data tão importante no calendário nordestino que é o São João.

Por isso, de Luiz Gonzaga, rei do baião, os integrantes da Osba interpretam as músicas “Sabiá”, com participação especial de Geraldo Azevedo, “Asa Branca” e “Noites Brasileiras” – esta última cantada por João Cavalcanti. “Feira de Mangaio”, do sanfoneiro paraibano Sivuca, será apresentada numa versão instrumental. Já Mariana Aydar participa cantando “Gostoso Demais”, de Dominguinhos, que também integra o repertório com a versão instrumental de “Lamento Sertanejo”.

Além disso, o programa conta com uma paródia da música “Esperando na Janela”, feita por Edu Krieger especialmente para o vídeo-concerto, e cantada pelo mestre Gilberto Gil. A letra aborda os tempos de isolamento e distanciamento social. O músico, repentista e escritor Bule-Bule marca presença no concerto junino recitando o cordel de sua autoria “O Brasil ainda chora a morte de Gonzagão”, e cantando “O sertão melhorou tanto que nem parece sertão” e “Coco pra São João”.

Para finalizar, a última música do programa, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, conta com a participação do público, num coro virtual. Os vídeos foram enviados a partir de uma campanha de convocação nas redes sociais.

O Domingo no TCA é uma iniciativa do TCA, Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Secretaria de Cultura (Secult), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas.

Foto: Reprodução / São João Sinfônico

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143