Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Secretaria da Saúde entrega nova base do SAMU Salvador nesta terça-feira (21)

Uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será entregue às 09 horas desta terça-feira (21), na rua Elesbão do Carmo, n° 254, Boca do Rio, em Salvador, pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o secretário municipal da Saúde, Décio Martins.

O local terá disponibilidade para abrigar seis ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado (UTI Móvel), além de uma dupla de motolâncias visando beneficiar o tempo resposta das ocorrências de 30 bairros/comunidades da região, com cerca de 121 mil habitantes.

Para a instalação da base, todos os requisitos estipulados pelo Ministério da Saúde foram devidamente atendidos. São diversas as normas para que possa ter uma base descentralizada do serviço, conforme explica Dr. Ivan Paiva, coordenador do SAMU. “Essa será a nossa maior Base descentralizada, é importante viabilizar todas as instalações adequadas que uma base exige, tais como alojamento para os profissionais, DML (depósito de material de limpeza, expurgo, almoxarifado, refeitório, principalmente porque o local fica em uma região populosa. A estratégia garante ampliação do atendimento que costuma registrar um grande número de chamados principalmente nos fins de semana onde também dará suporte às atividades do SALVAMAR, salienta.”

O titular da pasta, Décio Martins, destacou que a entrega faz parte de um conjunto de esforços para garantir maior tempo resposta nos atendimentos à população de Salvador nas mais variadas situações que levem risco à saúde. “Essas bases são de suma importância no socorro à vida porque, com a descentralização, a expectativa é que o tempo de resposta, ou seja, o deslocamento da viatura, seja bem menor do que um deslocamento feito da central do SAMU no Pau Miúdo, por exemplo. As ambulâncias e equipes estando mais próximas das ocorrências, consequentemente, o tempo de deslocamento é menor e a possibilidade de sucesso no atendimento à uma vítima é muito maior”, afirmou.

Salvador conta com 14 bases do SAMU com 62 ambulâncias, 8 motolâncias, duas ambulanchas e uma Central de Regulação em operação, atendendo 10 municípios, totalizando mais de 3.000.000 de habitantes da região metropolitana.

Foto: Paulo Almeida/SMS

Tags:

Leia também