Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Pandemia Política SAÚDE

Secretária de Saúde de Porto Seguro orienta equivocadamente a população em relação à vacinação

Foto: Marcos Corrêa/PR

Em entrevista ao jornalista Fernando Beteti, a médica e secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, afirmou de forma equivocada que “quem já teve Covid só deve tomar uma dose da vacina”. O vídeo vem sendo disseminado nas redes sociais.

Ela ainda acrescenta, também de forma equivocada, que “a recomendação da Sesab, aqui da Bahia, tem orientado, e acredito que seja uma orientação federal, que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Só toma uma dose da vacina, não toma duas”

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), todas essas informações não procedem.

De acordo com a Sesab, todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para o coronavírus devem se vacinar com as duas doses do imunizante: a primeira dose deve ser aplicada após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2.

Ainda segundo o órgão, esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual. Ou seja, a secretária de Saúde de Porto Seguro divulgou informações sem nenhum respaldo técnico.

A Sesab ainda destaca que a imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Tags:

Leia também