Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Salvador SAÚDE Serviço

Secretaria Municipal de Saúde de anuncia plano de contingência contra varíola dos macacos em Salvador

De acordo com informações do secretário de saúde, Decio Martins Mendes Filho, até 1º de agosto, Salvador apresentou um total de 67 casos notificados de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. Destes, nove foram confirmados, 15 descartados e 43 estão em investigação.

No momento, os casos confirmados têm se demonstrado leves, sem nenhum agravamento.  Dos casos, possui apenas 1 mulher e 1 criança infectada.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital baiana anunciou, nesta quarta-feira (03), um plano de contingência na capital. O plano conta com ações de monitoramento, atendimento e tratamento da doença em Salvador.

A partir de segunda-feira (08), a lista de UBS de referência para atendimento será publicada no site da SMS, no site da prefeitura e nas mídias sociais, que serão atualizados periodicamente.

São 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial da varíola dos macacos. E 16 unidades de urgência e emergência.

De acordo com o secretário, dos nove casos confirmados em Salvador, quatro já são considerados curados.

“Nossa rede está preparada. Nossos profissionais estão em capacitação e a partir do dia 08, nossas 28 Unidas Básicas de Saúde passam a fazer testagem e acolhimento dos pacientes com suspeita da doença”, disse Décio.

Em caso suspeito, o indivíduo deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e caso seja suspeito, provável ou confirmado para varíola dos macacos, deve-se fazer imediatamente o isolamento, com sinais de gravidade ou sem sinais de gravidade.

Em seguida será feito o rastreamento de contatos com as pessoas próximas para realização do monitoramento e depois a reavaliação clínica.

Foto: Shutterstock

Tags:

Leia também