Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Secretário de Saúde diz que prefeitos estão se recusando a testar a população contra a COVID-19 temendo impacto nas eleições

O Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou que mesmo com a oferta de aproximadamente 5 mil testes da Covid-19, no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) alguns municípios estão se recusando a testar a população, com medo de que isso possa ter impacto nas eleições municipais deste ano.

“Dezenas de município estão se recusando a testar a população, com medo de aparecerem casos e isso ter impacto eleitoral. Isso é extremamente grave. Nós estamos oferecendo uma capacidade de testagem próxima a 5 mil exames por dia na LACEN e estamos processando menos da metade. O processo de retomada tem que ser acompanhado de rastreio de todos os contatos”, afirmou Fábio Vilas-Boas.

O gestor ressaltou a gravidade e disse que a SESAB está “ficando no pé” de alguns municípios para que a população seja testada. Fábio ainda lembrou da possibilidade das pessoas que já tiveram a doença e contraia novamente o vírus.

“Nós estamos aprendendo com esta doença, de fato existe uma demonstração clara da reinfecção. De qualquer forma isso ainda parece ser algo muito pontual. Nós sociedade, fomos muito eficiente no processo de fechamento, no Fique em Casa e só saia se for necessário. Fizemos isto muito bem e demos um exemplo para o Brasil e o mundo, mas não estamos conseguindo fazer a flexibilização da forma que precisa ser feita. Precisamos voltar a vida quase normal, mas é preciso ser feito com regras, seguindo protocolos. É preciso estarmos juntos”, disse.

Confira o áudio de Fábio Vilas-Boas na íntegra:

Foto: divulgação / SESAB

Tags:

Leia também

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X