Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias em destaque Salvador SAÚDE Serviço

Secretário de Saúde inaugura ambulatório voltado ao vírus HTLV no Multicentro Carlos Gomes, em Salvador

Um novo ambulatório especializado para o tratamento do vírus HTLV será inaugurado nesta quinta-feira (07) em salvador. A unidade funcionará no terceiro andar do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, que fica localizado no bairro de Dois de Julho, e ofertará o tratamento integral aos pacientes.

O equipamento foi montado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que afirma que salvador é a capital do país com maior incidência do vírus HTLV.

Em entrevista à Rádio Sociedade na manhã desta quinta-feira (07), o secretário de saúde Décio Martins explicou como funciona o atendimento do novo ambulatório e falou um pouco sobre o vírus e a prevenção.

“A pessoa pode com essa condição, pode ser atendida e ter todo encaminhamento. Já sabemos o HTLV atualmente não tem cura, na mesma família do HIV, por exemplo. Então a prevenção é a mesma, é a utilização de camisinha no ato sexual e também o não compartilhamento de seringas. Essa é mais uma ação no município, porque, o HTLV apesar de não ter cura, a pessoa pode ter uma condição de vida favorável. Então, com todos os cuidados nós estamos abrindo esse ambulatório para melhor atender essa pessoa e dar uma melhor condição de vida a essas pessoas que possuam essa doença sexualmente transmissível”, destacou o secretário de saúde, Décio Martins.

Durante a entrevista comandada pela repórter Adriana Planzo da Rádio Sociedade, Décio Martins falou sobre os serviços oferecidos na unidade e destacou a falta de médicos infectologistas e aproveitou para anunciar que a Secretária de Saúde está realizando um chamamento para contratação de médicos infectologistas.

“Nós temos atendimento médico, nós temos testagem, nós temos também os encaminhamentos necessários para utilização dos medicamentos necessários, então é um público de fato carente de atendimento. Nós temos os Centros de Atenção Especializadas Tressais e inclusive tem uns médicos infectologistas aqui, que estamos com dificuldade de contratação no mercado. Eu quero destacar, inclusive, que a Secretaria Municipal de Saúde também lançou um chamamento para contratação de médicos infectologistas. A nossa previsão de investimento é de 1 milhão, pois sabemos que com o advento do Covid, esses médicos, de fato, são médicos muito mais difíceis de contratar, então estamos adotando todas as medidas para poder melhor atender a esse público com as doenças sexualmente transmissíveis”, explicou Décio Martins.  

Quando perguntado sobre o balanço em relação a doença HTLV na capital baiana, o secretário afirmou que não tem um balanço atualizado, mas destacou que os casos vêm crescendo ao longo do tempo.

“Nós não temos esse balanço atualizado, mas sabemos que são casos que vem crescendo ao longo de tempo e de fato, também, a abertura desse centro é para estimular e para não haver subnotificação. O HTLV, os sintomas são leves, então muita das vezes não são perceptíveis, então por conta disso que eu considero que não temos subnotificação, mas em todas as nossas unidades de saúde podem realizar testagem para saber se possui ou não o vírus”, finalizou.

Foto: Adriana Planzo / Rádio Sociedade da Bahia

Tags:

Leia também