Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Política

Secretário de Turismo de Maceió deixa cargo após comentário sobre uso de suástica

O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Ritta, deixou o cargo, nesta sexta-feira (18), após fazer um comentário em suas redes sociais sobre o uso de suástica, afirmando, indiretamente, que a propagação do símbolo nazista seria “liberdade de expressão”. A postagem aconteceu depois de viralizar um vídeo que mostra um jovem de 17 anos sendo expulso de um shopping de Caruaru (PE) por usar uma faixa com a suástica no braço, antiga referência da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a ‘suástica’ é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, escreveu o então secretário no Twitter. A saída de Ricardo foi confirmada nesta manhã, mas a prefeitura não informou se foi a pedido dele ou se foi uma demissão.

O agora ex-secretário foi bastante criticado pelos internautas e políticos. “Com todo respeito que te tenho não poderia deixar de dizer o quão assustadora é sua fala, secretário. Defendo a liberdade como bandeira de vida e essa mesma liberdade é atingida diretamente pelo nazismo. Dessa vez você errou feio!”, respondeu a deputada estadual de Alagoas, Cibele Moura (PSDB).

Ricardo tentou amenizar a situação, afirmando que desconhecia a legislação. “O Brasil tem mais artigo de lei que habitante. Hoje tomei conhecimento que usar símbolo de suástica é crime federal. Sinceramente, não sabia. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disso”, disse.

Ainda recebendo muitas críticas, o advogado pediu desculpas. “Perdão! Desculpa. Apesar de não ter citado ninguém, nem me dirigido a quem quer que seja. Continuem vivos. Sejam felizes!”. Logo depois, Ricardo desativou a conta no Twitter.

O artigo 1º da Lei 7.716/89 define que é crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Foto: Reprodução/Twitter

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143