Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque Polícia Tecnologia

Senhas e logins que permitem alterações no cadastro do SUS são vendidos por criminosos

Logins e senhas dos sistemas CadSUS (Cadastro Nacional de Usuários do SUS) e E-SUS, do Ministério da Saúde, estão sendo vendidos na internet. O acesso permite que os compradores façam alterações na ficha de cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo possível modificar documentos, mudar nome do pai ou declarar o óbito da pessoa. Os anúncios foram encontrados pela equipe de reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

A atuação dos criminosos acontece antes mesmo do ataque hacker ocorrido no site do Ministério da Saúde, ocorrido na madrugada desta sexta-feira (10).

Segundo o jornal, as negociações pelo login e senha são feitas por mensagens no Facebook. Com o acesso ao CadSUS, o comprador pode alterar o tipo sanguíneo, nome do pai, raça, nacionalidade, cidade de nascimento ou alterar nome social e endereço.

De acordo com a Folha, o crime é praticado por operadores credenciados no sistema e não hackers, ou seja, se trata de peculato, quando o servidor público se aproveita de sua função para obter uma vantagem indevida.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Tags:

Leia também