Devido a operação “Rota Segura” deflagrada na manhã desta quinta (31), além de família feita refém por um dos suspeitos, em tentativa de fuga, alguns serviços foram suspensos na localidade do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas, buscando resguardar a segurança dos moradores.
A equipe de Jornalismo da Rádio Sociedade esteve no local e observou que grande parte do comércio local estava fechado.
Órgãos reguladores enviaram notas para imprensa informando os detalhes das suspensões:
Nota da Secretaria Municipal da Saúde (SMS):
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que a situação local compromete o acesso de profissionais e usuários às UBS Santa Cruz, USF Menino Joel e USF Sabino Silva, que não abrirão nesta quinta (31).
Nota da Secretaria Municipal da Educação (Smed):
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informa que em decorrência da sensação de insegurança no Complexo do Nordeste de Amaralina, as escolas municipais da região estão com as atividades suspensas. Estão sem aula nesta quarta-feira (31), aproximadamente 3 mil estudantes.
Escola Municipal Santo André; CMEI Vale das Pedrinha; Escola Municipal Centro Social Neusa Nery; Escola Municipal Artur de Sales; Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva; Escola Municipal Vale das Pedrinhas; Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor; Escola Municipal Maria Amália Paiva; Cmei Dália de Menezes.
Nota da Secretaria Estadual de Educação:
O Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) informa que as aulas estão mantidas nos Colégios Estaduais localizados nos bairros Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste de Amaralina, porém está sendo registrada baixa frequência no início da manhã desta quinta-feira (31).
Nota da Secretaria de Mobilidade:
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que o serviço de transporte foi suspenso nos bairros Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas desde as primeiras horas desta quinta-feira (31), após registro de operação policial.
Com as interrupções dos atendimentos os ônibus tiveram seus itinerários desviados. Em Vale das Pedrinhas, os coletivos passaram a operar até a entrada na localidade, próximo da Estação BRT Vale das Pedrinhas. Já em Santa Cruz, os ônibus seguem até a Avenida ACM, na altura do Parque da Cidade. E em Nordeste da Amaralina, a circulação foi desviada para a Avenida Manoel Dias da Silva, nas proximidades da entrada do bairro.