Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador

Servidoras da Codesal recebem capacitação para integrar rede de enfrentamento à violência contra a mulher

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, falou, em entrevista ao programa Balanço Geral, na manhã desta quinta-feira (12), sobre a capacitação, capitaneada pela diretora do Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), que técnicos da Codesal receberam para integrar rede de enfrentamento à violência contra a mulher na capital baiana. A ação aconteceu na última quarta-feira (11).

“Nó construímos uma relação muito forte com SPMJ [Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude]. A secretária Fernanda Lordelo vem criando uma série de núcleos em toda a prefeitura e na cidade para que a gente possa acolher essas mulheres”, pontou Sosthenes.

De acordo com ele, as servidoras da Codesal, assim como voluntárias que são formadas através dos núcleos comunitários de proteção e defesa civil, foram capacitadas.

“Dessa forma, a nossa equipe passa também a ser grupo de apoio, e quando uma de nossas colaboradoras, seja aqui na sede ou até mesmo nas ruas, identificarem problemas que venham por ventura pôr em risco a vida da mulher, nós faremos parte dessa rede que leva, junto à SPMJ, as informações para que as autoridades policias possam tomar as providências cabíveis”, disse o diretor-geral.

Ele explicou que, como muitas vezes, a violência contra a mulher se dá de forma doméstica, “então fica guardada dentro de quatro paredes de uma casa”, com a participação da Codesal a ideia é ampliar o auxílio a essas mulheres que não têm como chegar às autoridades policiais.

“Ontem [quarta-feira], a gente escutou uma série de orientações técnicas. […] existe um indicador interessante da gente falar, de que a mulher depois de seis vezes que ela faz a denúncia, na sétima vez acontece o feminicídio, porque muitas vezes elas vão deixando de fazer a denúncia por não se sentirem acolhidas. E essa rede pretende justamente fazer com que haja uma ampliação e de que as informações cheguem devidamente àquele setor, à autoridade policial”, completou.  

Foto: Divulgação / Codesal

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143