Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Sesab alerta que a Bahia pode ter disseminação das cepas do Reino Unido e de Manaus

A Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, da Secretaria da pasta estadual (Sesab), alertou ontem (4) que a Bahia pode passar por uma disseminação comunitária das cepas da Covid-19 surgidas em Manaus e no Reino Unido.

 De acordo com a nota, o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), as linhagens de Manaus e do Reino Unido em amostras do estado foram identificados através de sequenciamento. As duas têm uma taxa de contágio maior e podem ter relação com o aumento da gravidade dos quadros da doença.

A Sesab orienta que, para evitar uma disseminação ainda maior, é preciso que a população reforce as medidas de segurança, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.

As duas variantes são consideradas de risco por causa das mutações que possuem e por estarem diretamente relacionadas a um alto nível de transmissão, além de uma maior gravidade dos quadros e risco de morte. 

O alerta da Sesab solicita que unidades informadas fortaleçam as atividades de combate ao coronavirus, se mantendo atentas aos atendimentos dos casos suspeitos e realizando a notificação tanto dos suspeitos, quanto dos confirmados, atentando para o acompanhamentos dos contatos de todos os casos.

Foto : Agência Brasil

Tags:

Leia também