Digite sua busca

 

 

Brasil Destaque Entrevistas Notícias Notícias em destaque Programas Rádio Sociedade Salvador SAÚDE

Setembro Amarelo: “94 % das pessoas que tem depressão não sabem”, alerta psicóloga

Considerado um assunto tabu, os problemas oriundos da saúde mental entraram em evidência durante a pandemia de Covid-19. Depressão, ansiedade e tristeza, foram sentimentos constantes em meio aos problemas causados pela crise de ordem sanitária mundial.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 92% dos participantes de uma pesquisa apresentaram sintomas de depressão durante a pandemia do coronavírus.

Mês de conscientização a prevenção ao suícidio, o Setembro Amarelo traz um alerta a população no combate ao problema que vitima uma pessoa a cada 40 segundos no mundo, segundo dados mundiais. 

Conforme a psicóloga, Bianca Reis, entrevistada do programa Balanço Geral, da Rádio Sociedade, na manhã desta sexta-feira (24), problemas como a desigualdade social colaboram para a grande incidência de casos no Brasil.

“Existe uma questão bastante relevante, que é a desigualdade social que a gente vive. É muito complicado manter uma saúde mental duradoura e consistente por um longo período, quando não temos o básico”, disse.

Ressaltando a importância das consultas médicas, seguidas de prognósticos, a especialista revela que cerca de 94% das pessoas que têm idealização suicida, possuem  algum tipo de transtorno mental não identificado.

Ainda segundo a psicóloga, existe uma ideia bastante equivocada no senso popular sobre o real significado da depressão. “As pessoas acreditam que a depressão é ausência de alegria, porém, na verdade, é ausência de vitalidade”, conta.

“Ela (depressão) envolve uma alteração na bioquímica cerebral, sendo algo que necessita de um tratamento medicamentoso e um acompanhamento psiquiátrico”, completa.

Mito

Alvo de muitos mitos, a depressão não é um fator predominante para o suicídio, segundo a psicóloga. “Existem vários níveis e tipos de depressão, nem todas as pessoas. A pessoa que teve depressão uma vez, ela possui 45% de chances de sofrer outra vez, de uma forma mais agressiva”, alerta.

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143