Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque

Simulados de evacuação são suspensos em Salvador, após acionamento de sirenes; chuva continua na capital

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os simulados que seriam realizados neste sábado (10) nas comunidades de Bosque Real, em Sete de Abril, Calabetão e Bom Juá, porém, foram suspensos por conta do acionamento das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme nas comunidades. Ainda segundo o órgão, além do acumulado de chuva nestas regiões atingir 150 mm em 72 horas, requisito para acionamento das sirenes, há também a previsão da continuidade de chuvas fortes.

Em todas as comunidades no qual o sistema foi acionado, as equipes da Codesal estiveram presentes alertando os moradores sobre o alto risco de deslizamento de terra e a necessidade de saírem das residências com brevidade e seguirem as rotas de fuga determinadas para um local seguro.

Há abrigos mantidos pela Prefeitura nos locais durante toda a Operação Chuva de modo a acolher os cidadãos quando houver o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme. Além destas três comunidades, houve ainda acionamento da sirene nas comunidades de Mamede, no Alto da Terezinha, e em Moscou, em Castelo Branco.

A Codesal reforça que, em caso de acionamento do sistema, os moradores devem ter um kit preparado com documentação e medicamentos controlados para caso seja necessário se deslocar com rapidez. Além disso, é recomendado que os aparelhos elétricos das residências sejam desligados antes de deixarem seus lares.

A operação, que visa preservar vidas, conta com apoio das Prefeituras-Bairro, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e da Secretaria da Educação (Smed), por meio das Gerências Regionais de Educação.