Digite sua busca

 

 

Bahia Bahia Notícias Notícias em destaque

Sistema Ferry Boat vai operar com viagens extras nas festas de fim de ano

Baianos e turistas que pretendem utilizar o sistema Ferry Boat durante os festejos de Natal e Ano Novo vão contar com um maior número de horários para fazer a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A informação é da Internacional Travessias Salvador (ITS) que promete realizar viagens extras, inclusive durante as madrugadas, nos momentos de maior demanda.

Os horários fixos são das 5h às 22h, além das 23h30, de segunda a sábado; sendo a partir das 6h aos domingos e feriados – em ambos os terminais, São Joaquim e Bom Despacho. Ainda segunda a concessionária, as embarcações previstas são: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Pinheiro, e a quantidade de barco em trânsito será de acordo com o fluxo e a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva.

Adaptações por causa da Covid-19

De acordo com a ITS, este ano, a operação será diferente. O sistema opera com algumas restrições em atendimento como medida preventiva à pandemia. As viagens deverão cumprir a regra de atendimento a 75% da capacidade dos barcos para os pedestres e o uso da máscara é obrigatório. O atendimento aos veículos foi ampliado no início deste mês para 100% da disponibilidade de vagas.

“Os terminais, salões de embarque e embarcações estão com sinalizações indicando o distanciamento, e a todo momento emitimos alertas por meio dos serviços de TV e rádio de modo a orientar e reforçar o cuidado que cada um deve ter. A gente conta com a colaboração de todos para que tenhamos atenção ao distanciamento. É um cuidado consigo e com o próximo”, reforça José Magalhães, diretor da Internacional Travessias Salvador. A empresa informou que ambientes também contam com cartazes informativos sobre as normas e protocolos instituídos pelos órgãos de saúde, além de totens e dispensers de álcool em gel, abastecidos regularmente.

A ITS também diz ter reduzido a venda da passagem para apenas uma por pessoa. Os totens de autoatendimento estão suspensos devido ao mau uso do equipamento. Viajantes que possuem o cartão recarregável (Ferry-Card) acessam através de fila exclusiva, por ordem de chegada. As embarcações em operação, os salões de embarque e outras dependências dos terminais passam por higienização e desinfecção diariamente. Nesse momento, o serviço Hora Marcada está suspenso.

SEGURANÇA – O diretor da ITS reforça que as medidas de segurança e monitoramento foram ampliadas antes mesmo da Operação de Fim de Ano e permanecerão nesse período. “Também como parte das ações preventivas, a gente vem contando com o apoio da Polícia Militar que incluiu o Sistema Ferry-Boat nas ações da “Operação Verão” praticada pela corporação, intensificando a assistência dada aos terminais São Joaquim e Bom Despacho com aumento da patrulha e maior presença de policiais no local”, relata Magalhães. Assim como ocorrem em feriadões, além da PM, o serviço também conta com a parceria de órgãos de Salvador e Itaparica, como a Transalvador, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Rodoviária, Polícia Civil, e secretarias municipais das áreas de Mobilidade e Ordem Pública.

BILHETERIA: as passagens para pedestres e dos veículos são adquiridas em ambos os terminais, com pagamento em dinheiro, cartões de crédito ou débito. Os terminais contam com sistema eletrônico que encerra o acesso de pedestres e veículos sempre que a venda atinge a capacidade de cada embarcação, e também quando é finalizado o procedimento de embarque.

Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC): a administradora disponibiliza o número 0800 028 2723 para autoatendimento e acesso a informações sobre o sistema, Ferry Card, Tarifa Social e Hora Marcada, disponível de segunda a sexta das 7h às 13h, ou através do e-mail [email protected]