Motivo de medo para algumas pessoas, o Sociedade Urgente com Adelson Carvalho trouxe o engenheiro e professor Cícero Bastos para falar sobre o uso, manutenção e cuidados com os elevadores
O elevador é um dos meios de transporte mais usados do mundo, além de ser um dos mais seguros também, este mecanismo é um dos meios de transporte mais antigos registrados na história.
As primeiras informações de deslocamentos verticais ascendentes que se tem notícia é no início da terceira dinastia (2788 a.C.) no Egito com a construção da primeira pirâmide de pedra conhecida.
O Elevador Lacerda é um dos símbolos mais icônicos de Salvador, capital da Bahia. Inaugurado em 8 de dezembro de 1873, ele é considerado o primeiro elevador urbano do mundo, seu nome, se deve ao engenheiro Antônio Lacerda.
Construído para ligar a Cidade Alta e a Cidade Baixa, ele combina funcionalidade e importância histórica, sendo uma das principais atrações turísticas e arquitetônicas da cidade.
“Hoje, com a modernização realmente fica inevitável, mesmo que as pessoas tenham medo, ele é um meio de transporte bem seguro mesmo. Para você dimensionar peso, tudo, até para você subir, se você exceder o peso ele nem sobe.” relata Cícero Bastos.
As manutenções preventivas são realizadas periodicamente de acordo com um cronograma previamente definido, a frequência é estabelecida levando em conta várias características do elevador, como tipo, modelo e ano de instalação.
O professor ressalta o alto consumo de energia dos elevadores, e afirma que a taxa de manutenção pode levar um alto custo, mas alerta que os elevadores, assim como todos os equipamentos prediais precisam de manutenções frequentes.
“A recomendação é que a gente faça em torno a cada 2 a 3 anos essa manutenção, essa verificação se vai precisar de cabos em si, pelo menos a gente tem essa questão. A automatização facilita a sua vida, mas a operação vai continuar a existir, porque se a gente usa, a depender do uso, se a gente não tem manutenção ou o elevador seja ‘mal’ utilizado, sempre no limite, a gente pode ter pavimentos que podem ter fadiga.”, alerta o engenheiro.
Um acidente com elevador ocorrido no dia 14 de novembro no bairro do Horto Florestal, que deixou 2 homens mortos, Ariston de Jesus Santos, de 61 anos, e Manoel Francisco da Silva, de 54. Levantou o receio da população com o uso dos ascensores e sobre as informações sobre as manutenções.
“É meio complicado falar dessa questão em particular, porque assim, a gente não sabe qual foi a causa exata, muitas vezes a gente está preocupado em procurar um culpado mas acaba esquecendo de olhar a causa. E o que acontece?! Pode ter sido pontual, embora seja um prédio novo e um elevador novo, não faz muito sentido você ter excesso de peso se o elevador é moderno.”, opinou Cícero Bastos.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: