Digite sua busca

 

 

Especial Notícias Notícias em destaque

Sociedade da Bahia completa 97 anos sendo referência no jornalismo

A Rádio Sociedade da Bahia completará, nesta quarta-feira (24), 97 anos de fundação com o mesmo foco de sempre: fazer uma comunicação ética, valorizando o jornalismo verdade. É por isso que essa emissora quase centenária continua sendo líder de audiência.

As manhãs da rádio mais querida dos baianos são marcadas pela tríade do sucesso. Atualmente, o Sociedade Urgente, Balanço Geral e Conexão Sociedade são os três programas jornalísticos que fazem companhia diária aos ouvintes e trazem muita informação nas primeiras horas do dia até o horário de almoço.

Sociedade Urgente

O Sociedade Urgente (SU) é o programa que dá início às primeiras atualizações das notícias aos ouvintes. Transmitido de segunda a sexta, das 06h às 08h, o SU possui grande popularidade entre o público.

Com apresentação de Adelson Carvalho, famoso pelo seu bordão “O homem polêmico faz o povo pensar”, o programa busca dialogar com os ouvintes de uma forma direta e clara. Sem papas na língua, o apresentador busca trazer opiniões e notícias da atualidade do país e do mundo, além de informações sobre o trânsito.

Ouvinte da rádio desde a época em que convivia com o avô, Adelson conta a emoção de hoje fazer parte da equipe Sociedade desde 1999. Ele, que começou como repórter, hoje comanda a bancada do SU e é responsável pela voz marcante que compartilha os noticiários matinais. 

“Eu aprendi a ouvir a Rádio Sociedade com meu avô. Meu avô dizia pra mim: ‘No dia em que você estiver no rádio, a sua voz vai ser forte para defender os que mais precisam’. O tempo passou e eu me tornei apresentador, o que me envaidece muito e a emoção toma conta da gente. Rádio Sociedade pra mim representa parte da minha vida”, disse orgulhoso.

O programa conta com entrevistas sobre temas como economia, saúde, educação e política. Entre um bloco e outro, acontece também o momento do “Minuto Sofrência”, onde o apresentador escolhe músicas que embalam com seus ritmos dançantes.

Balanço Geral

No ar desde a década de 80, o Balanço Geral (BG) é o mais antigo e queridinho entre as programações da Rádio. Com um linguajar popular e direto, o programa jornalístico é o reflexo da voz do povo e traz as principais notícias e comentários sobre política, atualidade, trânsito, problemas sociais e esporte.

Atualmente apresentado por Raimundo Varela, um dos idealizadores do programa, o Balanço Geral continua desempenhando o papel de ouvir as principais reclamações e denúncias dos ouvintes, que, além de realizar as queixas, também participam de forma ativa e expõe a sua opinião ao vivo.

No ar de segunda a sábado, das 08h às 10h da manhã, o BG é um dos programas mais antigos da emissora e se tornou um companheiro fiel para muitos ouvintes. O sucesso do programa na rádio foi tanto, que ele acabou recebendo uma versão televisiva. Assim, no ano de 1985, o Balanço Geral acabou ganhando espaço nas telinhas da TV Itapoan, filial da Record.

O jornalista e comentarista do programa, João Kalil, está há seis anos participando do programa e garante que apesar de tanto tempo no ar, o aprendizado é constante.

“Por ser um programa jornalístico que mescla o comentário, tem sido um grande aprendizado, pois podemos exercitar nosso conhecimento sobre os mais variados temas. E, em tempos de pandemia, onde assuntos extras estão cada vez mais escassos, a gente tem se esforçado e muito pra sair um pouco dessa bolha”, comentou.

Na rádio desde 1998, o repórter Noel Tavares também é um dos talentos descobertos pela emissora. Ele, que começou como repórter de rua, conta orgulhoso sobre a sua trajetória.

“Dividir a bancada com o famoso Varelão é simplesmente entender que estou aprendendo a lição. Eu cheguei como repórter do programa que ele apresenta. O tempo passa e eu apresento o líder de audiência com esse ícone do jornalismo”, contou.

Um dos quadros mais esperados no programa é o Momento Esportivo, que acontece pontualmente às 09h30. Neste tempo, os apresentadores debatem e comentam sobre a situação dos times que estão em campeonatos estaduais e brasileiro.           

Quando chega o Baú do Varela, é sinal de que o programa está chegando ao fim. As músicas antigas selecionadas pelo apresentador, deixa aquele gostinho saudoso e embalam o encerramento do programa.

Conexão Sociedade

O Conexão Sociedade (CS) é o reflexo da reformulação no jornalismo da Rádio Sociedade. O programa é uma revista eletrônica repleta de notícias, destaques matinais, giros de notícias, trânsito, culinária, economia, política e entrevistas.

Apresentado pela âncora, Silvana Oliveira, que divide a bancada com Cris Cambuí, o Conexão possui um grande diferencial por ser porta-voz de um grande público e é marcado pela participação feminina com opinião. O programa, além de informação, traz a representatividade entre as mulheres.

“A ideia é que ele seja sempre apresentado por pelo menos uma mulher. Originalmente ele foi criado para um casal, hoje são duas mulheres apresentando. Mas a ideia é que você tenha sempre uma mulher a frente, que seja âncora principal desse programa, para representar as baianas que também são independentes e que estão a frente de suas próprias vidas e, muitas vezes, a frente das famílias”, disse Silvana. 

Cris Cambuí contou um pouco de como é a experiência em fazer parte do Conexão e o orgulho que sente em inspirar tantas mulheres.

“Hoje, por duas horas, comunico, informo, interajo, brinco. Faço tudo isso com a participação do ouvinte, nosso parceiro diário. É muito gratificante ter outra mulher do meu lado, apresentando um programa jornalístico e é muito bom saber que do outro lado, têm mulheres a quem nós somos motivo de inspiração. Se digo isso, é porque elas compartilham isso com a gente. fazer o Conexão Sociedade, faz com que eu me reinvente todos os dias. Essa é a magia do programa ao vivo, cada dia, é único”, contou Cris.

O contato com os ouvintes é realizado sempre através das redes sociais, onde o programa também é transmitido ao vivo. Um dos momentos mais esperados é a “Boa Notícia”, onde os apresentadores trazem informações que aquecem o coração e serve de motivação. Fechando o ciclo matinal de notícias, o programa vai ao ar das 10h às 12h.

Texto: Heide Rodrigues
Edição: Rogério Alves

Foto de capa: Brenner Menezes | Sociedade Online