Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque

Trabalhadores e permissionários realizam protesto no Ceasa nesta segunda-feira (7)

Trabalhadores e permissionários do Centro de Abastecimento da Bahia, localizado realizam protesto na manhã desta segunda-feira (7), na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, nas mediações da Estrada CIA-Aeroporto. O ato gerou um longo congestionamento na pista.

A manifestação iniciou por volta das 4h tendo o acesso dos caminhões que vão abastecer a Ceasa interrompido. Os manifestantes estão preocupados com a viabilidade da Nova Ceasa, que passa por uma requalificação executada pela iniciativa privada.

A principal queixa é a mudança que a privatização poderá trazer à vida dos trabalhadores e permissionários, como redução dos descontos de água e energia, cobrança de estacionamento e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos boxes.

Esse não foi o primeiro protesto feito pelos trabalhadores. Em agosto do ano passado, o grupo já havia solicitado a revisão do edital de privatização da Ceasa, além da inclusão dos trabalhadores informais no processo.

Atualmente a Ceasa tem 2.500 trabalhadores formais e informais, além de 1.300 permissionários. Eles também alegam que tentam dialogar junto ao governo do estado, para obter mais detalhes de como será feita a requalificação, mas não são recebidos.

“O nosso objetivo é despertar a sensibilidade do Governador, para o papel social, da importância que o Ceasa tem, e ele nos chamar para mesa, para a gente apresentar as nossas demandas é muito mais fácil, porque a partir do momento que o edital sair, nós só conseguiremos fazer isso mediante judicialização. […] Então eu acho que o caminho mais curto, é o caminho mais fácil é o do diálogo”, afirmou Márcio Roberto, Presidente da Associação dos Permissionários do Ceasa (ASPEC).

Veja mais fotos do ato:

Fotos: Cris Canbuí / Rádio Sociedade

Tags:

Leia também