Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias Rádio Sociedade SAÚDE

“Tratamento de varizes é indicado no inverno”, afirma especialista; entenda o motivo

Dilatações que atingem as veias superficiais do corpo, as varizes são tão indesejadas esteticamente quanto maléficas à saúde humana. Tendo como principal causador o fator hereditário, a doença atinge em sua grande maioria o público feminino, segundo a angiologista Maria Clara Sanjuan.

Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Rádio Sociedade, na manhã desta quinta-feira (26), a especialista explicou quais são as principais causas da doença.

Além da razão familiar, segundo a médica, fatores como o sedentarismo, obesidade, gravidez contribuem com o surgimento dos primeiros indícios da enfermidade.

“O principal causador das varizes é a hereditariedade, o fator genético. Pessoas que têm pais e mães com a doença têm uma chance maior de se desenvolver. Varizes também tem a ver com o uso de hormônios, sedentarismo e obesidade”, explica.

Ainda conforme a médica, a condição hormonal feminina é o principal causador da grande incidência entre o público, no entanto, a circunstância não permite um relaxamento entre os homens em relação à doença.

“A mulher tem um índice de estrogênio circulante maior, então, tem o fator endógeno que faz com que ela tenha mais varizes que o homem, mas não podemos achar que é só um problema feminino. Elas também atingem os homens, porém, em uma proporção menor”, conta.

Tratamento no inverno

Compreendido entre 20 de junho e 23 de setembro, no Brasil, o inverno é a melhor época para o tratamento contra as varizes e doenças vasculares. O motivo também foi explicado pela especialista.

“O inverno é uma excelente época para darmos ainda mais ênfase aos problemas venosos, porque a maioria dos tratamentos contra as varizes necessitam da não exposição ao sol. Então, tanto tratamento de laboratórios, precisam evitar a exposição solar”, afirma.

A quem recorrer?

Especialidade direcionada ao tratamento clínico de doenças nos vasos sanguíneos, a angiologia é área que atua em uma gama de diversos problemas de extrema complexidade, como trombose e as tão indesejadas varizes.

Como evitar?

Segundo a médica, assim como diversas doenças, uma das recomendações para evitar o surgimento de varizes é a realização de atividades físicas. 

“A gente tem o poder de aumentar a nossa circulação, quando estamos nos movimentando, quando estamos fazendo fortalecimento físico, principalmente em locais específicos, com a panturrilha, subindo escadas, tudo isso ajuda muito a evitar varizes”, garante.

Foto: Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143