Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Três novos casos da doença de Haff [urina preta] foram registrados na Bahia

Foram registrados na última quinta-feira (12) na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, três casos da Haff, a doença conhecida popularmente como ‘doença da urina preta’.

De acordo Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as pessoas que apresentaram os sintomas da doença residem na cidade e fizeram consumo de pescado na última semana.

O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS) alerta que a doença de Haff é uma síndrome caracterizada pela ruptura de células musculares; além do quadro da urina escurecida, que está associada a elevação sérica da enzima CPK, a doença provoca ainda, extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo.

Ainda segundo a Sesab, a doença pode evoluir rapidamente para insuficiência renal e levar o paciente à óbito, caso não seja tratada.

Na Bahia, outros três casos da Haff foram registrados na cidade de Entre Rios, a cerca de 140 quilômetros de Salvador, no mês de agosto de 2020; suspeitos relatam ingestão de pescado.

O Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas usou as redes sociais para emitir um alerta à população sobre a doença e informações sobre os seus principais sintomas.

Confira sonora do secretário da saúde, Fábio Vilas-Boas sobre a doença de Haff:

Foto: Reprodução

    
 WhatsApp
 Baixe o aplicativo Sociedade Play
X