Três pessoas foram presas por furto de energia elétrica em Alcobaça, no Extremo Sul da Bahia. A ação da polícia civil aconteceu na última terça-feira (10). As ligações clandestinas foram flagradas em fazendas produtoras de mamão e café no município e os representantes das propriedades foram conduzidos à delegacia.
A ação foi realizada em parceria com a Neoenergia Coelba, que forneceu os dados sobre as unidades e acompanhou toda a operação. As prisões acontecem na mesma semana em que um empresário foi detido pelo mesmo crime em Feira de Santana.
Nos locais, os técnicos da distribuidora apreenderam três transformadores e cabos de energia que estavam sendo utilizados para fornecer energia de maneira irregular às fazendas. A Neoenergia Coelba estima que a energia recuperada na ação foi superior a 1 milhão de quilowatts/hora, o que seria suficiente para abastecer todo o município de Caravelas por 15 dias.
Participaram da operação 13 profissionais da Neoenergia Coelba, quatro agentes e um delegado da Polícia Civil. Além da multa referente ao consumo não faturado, os proprietários pelas unidades irão responder a inquérito judicial e poderão ser condenados a oito anos de reclusão.