Digite sua busca

 

 

Brasil Eleições Justiça Notícias Notícias em destaque

TSE desmente fake news sobre cancelamento do título de eleitor de idosos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desmentiu nesta sexta-feira (25), informações falsas veiculadas acerca do título de eleitor para idosos com mais de 70 anos. Nas últimas semanas, foram divulgadas postagens falsas nas redes sociais afirmando que a Justiça Eleitoral estaria cancelando os títulos desta faixa etária.

De acordo com as informações falsas, a pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página, constava que a inscrição eleitoral de requerente havia sido cancelada.

O TSE afirmou, por meio de nota, que o cancelamento é infundado. “O voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo. A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea ‘b’, da Constituição Federal. Segundo o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos”, diz nota.

Além disso, o TSE prorrogou a suspensão das consequências para eleitores que não votaram nas últimas eleições previstas no Código Eleitoral, por tempo indeterminado. Com a decisão, aqueles que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente este ano, sem a necessidade de apresentar justificativa ou pagar multa.

Foto: Divulgação

Tags:

Leia também