O Sociedade Urgente desta sexta-feira (27) abordou as expectativas dos hotéis para este final de ano. Adelson Carvalho conversou com Thiago Sena, que é Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA)
Em 2024, Salvador registrou recordes na ocupação hoteleira, neste verão, a expectativa é que os bons resultados se mantenham. A taxa de ocupação hoteleira em Salvador deve terminar 2024 em alta. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seção Bahia (ABIH-BA), a previsão é de que a taxa média seja de 64%, cerca de 2,81% a mais que no ano anterior.
“A Bahia ficou em 2º lugar, foram mais de 5.500 entrevistados em todos os estados do Brasil. Salvador está sempre bem, né?! Algumas pesquisas de alguns portais de viagens sempre colocam dois destinos da Bahia como os mais buscados pelos brasileiros, que é Salvador e Porto Seguro, se você olhar quase todas as pesquisas divulgadas recentemente, os dois destinos estão figurando ali entre as 5 ou 10 cidades mais procuradas.” conta Thiago Sena.
De acordo com a projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), durante a virada do ano, a taxa de ocupação dos hotéis deve chegar a 95%.
Neste período, as diárias podem ficar até 200% mais caras o custo médio de hospedagens em salvador fica entre R$300 e R$2,5 mil. Apesar da boa projeção, empresários avaliam que o setor estaria ainda mais aquecido se não fosse um obstáculo: os preços das passagens aéreas.
“As companhias aéreas hoje tem uma ocupação altíssima, principalmente nessa época, a gente vê os dados das companhias quase sempre com os voos com mais de 80, 85% de ocupação, isso é um sinal de alta demanda, que precisa de mais voos. E essas cobranças adicionais, excessivas, isso é um entrave para o turismo.” relatou Sena.
As passagens ficaram ainda mais caras no final do ano, com alta de 22,65%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, divulgado no último dia 10. O aumento de preço influenciou a inflação geral do país, que registrou alta de 0,39%. Em relação a outubro, houve queda de 0,17%.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: