Ufba publica portaria com medidas imediatas de contenção de gastos

Enfrentando uma grave crise orçamentária por causa do bloqueio de verbas realizado pelo Governo Federal, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou hoje (25) um conjunto de medidas para contenção de gastos. Segundo a reitoria, as determinações devem ser cumpridas imediatamente.
Por meio de nota, a instituição informou que o objetivo das medidas é manter o funcionamento das atividades nos campi após as dificuldades financeiras causadas pelo contingenciamento de aproximadamente 40% do orçamento da universidade, anunciado em maio deste ano pelo Ministério da Educação.
A portaria n° 124/2019 estabelece que devem ser suspensas a realização de aditivos contratuais que importem em aumento de valores nos contratos de obras e serviços de engenharia, aquisição de bens e prestação de serviços.
Além disso, suspende a aquisição de materiais de consumo; a realização de eventos que demandem o uso das instalações a partir das 17 horas ou nos finais de semana e feriados (exceto os relacionados às atividades curriculares obrigatórias e outros que justifiquem o caráter excepcional); a realização de ligações de telefone fixo para telefone móvel, e restrição de ligações interurbanas e internacionais, entre outras.
Foto: Reprodução