Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Unidade do Hemoba de Feira de Santana teve redução de quase 50% de doações de sangue em virtude da pandemia

O atual cenário da pandemia da Covid-19 e o aumento expressivo do número de casos de contaminação pelo vírus continua estampando as principais manchetes dos noticiários ao redor do mundo e tem sido a principal causa da redução de aproximadamente 50% nas doações de sangue na Fundação Hemoba de Feira de Santana e demais hemocentros da Bahia, apontou Marilene Souza, coordenadora da unidade feirense e biomédica.

“Esse ano foi um ano bem atípico e nós tivemos uma redução de mais de 50%, ou seja, no mesmo período no ano de 2019, nós atendemos cerca de 13 mil doadores e nesse momento, nós fizemos esse mesmo gráfico e atendemos menos de 6 mil pessoas”, comentou Marilene.

De acordo com a biomédica, cada tipo sanguíneo possui um estoque ideal. O O positivo, por exemplo, para atender com tranquilidade o Hospital Estadual da Criança (HEC) e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) é necessário manter uma média de vinte bolsas no estoque do Hemoba.

A coordenadora do Hemoba relatou ainda, que com as restrições de festas, a expectativa é que quantidade de transfusões de sangue seja menor, entretanto, relatou que os acidentes envolvendo armas de fogo e armas brancas costumam demandar muitas bolsas de sangue.

Os interessados em realizar a doação de sangue devem ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentada, saudável, possuir mais de 50kg e portar documento oficial com foto. Não pode ter feito tatuagem, piercing, ou micropigmentação de sobrancelha recente, nem outro tipo de procedimento invasivo.

O Hemoba de Feira de Santana funciona ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade II, (antiga 2ª Dires), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h – fechando apenas nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Foto: Divulgação|Ascom


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143